20 invenções depois: INESC TEC e U.Porto reforçam relações na transferência de tecnologia
Tecnologia "made in" U.Porto vendida à Wisify Tech Solutions
BIP PROOF com mais de 100 mil euros para projetos da U.Porto
BIP PROOF 2025/2026: Candidaturas abertas!
O BIP PROOF - programa de apoio ao desenvolvimento de provas de conceito da Universidade do Porto - está de volta e tem 110 mil euros para distribuir!
Estão abertas as candidaturas ao BIP PROOF 2025/2026, programa que vai atribuir apoios para provas de conceito no ecossistema de investigação da Universidade do Porto. Com o apoio da Fundação Amadeu Dias, da Caixa Geral de Depósitos e do COMPETE2030 (através do projeto UI-TRANSFER 2.0), onze projetos vão receber até 10 mil euros para financiar provas de conceito. Os interessados podem candidatar-se até ao dia 4 de agosto de 2025, às 18h (Portugal continental).
O principal objetivo do BIP PROOF é premiar projetos de provas de conceito (proof of concept) que visam estimular a concretização de etapas de valor conducentes à valorização socioeconómica de resultados de investigação promissores. Para tal, os projetos a apoiar procederão à realização de protótipos de viabilidade técnica, ensaios in-vitro/in-vivo, estudos de viabilidade e de mercado ou outras atividades que acrescentem valor a estes resultados e aumentem a sua atratividade para poderem vir a ser transferidos para empresas já existentes ou empresas spin-off que venham a ser constituídas para exploração socioeconómica desses resultados.
Nesta edição o programa está organizado em dois grandes domínios de aplicação científico-tecnológica. Por um lado, o domínio que engloba Saúde; Biotecnologia, Tecnologia Alimentar e Agricultura. Por outro, o domínio que engloba Tecnologia da Informação, Eletrónica e Comunicação; Energia, Meio Ambiente e Construção; Transporte, Segurança e Processos Industriais. Assim, a presente edição apoiará os projetos mais bem classificados em cada um dos dois domínios de acordo com a proporção de candidaturas recebidas por cada um. Portanto, onze projetos vão receber até 10 mil euros para financiar as provas de conceito.
São elegíveis projetos que, cumulativamente:
- resultem de investigação desenvolvida em instituições do ecossistema de investigação da Universidade do Porto, concretamente unidades orgânicas, unidades de investigação FCT participadas pela U.Porto e entidades participadas incluídas no perímetro de consolidação da U.Porto
- cuja eventual propriedade intelectual anterior ou propriedade intelectual futura pertença à Universidade do Porto, incluindo unidades orgânicas, unidades de investigação FCT participadas pela U.Porto e entidades participadas incluídas no perímetro de consolidação da U.Porto.
- apresentem um objetivo claro com resultados bem definidos (prova de conceito experimental, protótipos a validar laboratorialmente ou em ambiente industrial);
- conduzam ao desenvolvimento ou clarifiquem a viabilidade de novos produtos, processos ou serviços, com aplicação bem definida;
- evidenciem que o apoio obtido no âmbito do BIP PROOF tem um impacto significativo na sua aproximação ao mercado;
- evidenciem o compromisso da equipa envolvida em apoiar a transferência e uma eventual exploração comercial dos resultados após o término do BIP PROOF.
Consulte as linhas orientadoras do BIP PROOF através deste link.
Os interessados deverão preencher o formulário que está disponível nesta plataforma. Os interessados terão também que anexar à candidatura uma declaração de apoio da unidade orgânica ou entidade participada na qual o promotor principal da candidatura é afiliado.
Com base nas candidaturas apresentadas, a U.Porto Inovação irá proceder à análise das propostas e seriar os projetos mediante avaliação da documentação entregue. Podem consultar todas as datas relativas ao BIP PROOF (candidaturas, anúncio de resultados, apresentação pública, etc), no nosso calendário.
Para esclarecimento de eventuais dúvidas deverá ser enviado um email para: bip@reit.up.pt
Esta edição conta com o apoio da Fundação Amadeu Dias, da Caixa Geral de Depósitos e do UI-Transfer 2.0, um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2030) do Portugal 2030.
Universidade do Porto tem primeira patente concedida no Chile
Galp reforça parceria com IJUP Empresas
Universidade do Porto no "top" europeu da criação de spin-offs
IJUP Empresas 2025: Candidaturas até 30 de junho!
Estão abertas de 9 a 30 de junho às 18h (hora Portugal continental) as candidaturas à edição 2025-2026 do IJUP Empresas, iniciativa que desafia cientistas, estudantes e empresas a colaborar em projetos de investigação exploratória com caráter pluridisciplinar.
As empresas parceiras desta edição do IJUP Empresas são a Galp, com um (1) desafio e a Smarkio, com três (3) desafios. Cada uma das empresas propõe-se a financiar até três (3) projetos, que respondam aos desafios. São eles:
- Explorar o Nexus Inteligência Artificial (AI) – Cibersegurança: Proteção, Risco e Governança
- Identificar e explorar soluções inovadoras que apliquem IA para reforçar a cibersegurança na Galp, incluindo deteção automática de ameaças, resposta a incidentes e análise de risco. Em paralelo, investigar riscos emergentes como Adversarial AI e propor abordagens para uma governança segura da IA, assegurando que os próprios sistemas inteligentes não se tornem vetores de ataque ou vulnerabilidade
- Ontologias & Knowledge Graph Dinâmico (RAG Multi Tenant)
- Desenhar uma ontologia corporativa OWL para documentos e conversas de suporte, construir pipeline de ingestão (RDFLib) e sincronizar incrementalmente este knowledge graph com embeddings em vector DB, permitindo consultas híbridas KG + RAG.
- Captura Estruturada de Informação Documental
- Desenvolver método genérico para processar documentos (faturas, contratos, relatórios), aplicar OCR e análise de layout para identificar o tipo e extrair apenas os campos-chave (valores, datas, identificadores, tabelas), gerando saídas JSON ou modelos relacionais sem componentes de automação extra.
- Personalization & Forecasting Intelligence
- Desenvolver uma arquitetura inteligente que integre: (1) personalização de conteúdo via clustering dinâmico e análise de sequências comportamentais; (2) previsão de impacto de reviews com análise de sentimentos e regressão multivariada neural; (3) previsão de cenários económicos/sociais com modelos híbridos (Transformers + inferência causal), com outputs explicáveis.
As candidaturas são feitas através do preenchimento do formulário que pode ser encontrado no website do programa. Aí, quem tenha interesse em participar encontra também o regulamento da iniciativa.
Qualquer investigador/a com afiliação à Universidade do Porto pode participar no IJUP Empresas. As empresas parceiras asseguram apoio de 5000€ para execução de cada projeto selecionado.
A edição deste ano traz duas importantes novidades importantes:
- Além das faculdades da U.Porto, também os centros de investigação e os institutos associados podem submeter candidaturas ao IJUP Empresas. O requisito? Ter pelo menos um estudante da U.Porto como membro da equipa;
- Mantém-se obrigatória a inclusão de pelo menos um estudante de 1º ou 2º ciclo de estudos (licenciaturas, mestrados integrados e mestrados) na equipa, para que a candidatura seja considerada elegível. No entanto, este ano as equipas podem incluir também estudantes de doutoramento.
Toda a informação está disponível no website da iniciativa e eventuais dúvidas podem ser enviadas para o email ijup.empresas@reit.up.pt
Sobre o IJUP Empresas
O IJUP Empresas nasceu em 2011 para estimular nos estudantes o gosto pelas atividades e processos relacionados com a criação e valorização de conhecimento e para aproximar a comunidade académica do meio empresarial. É um "spin-off" do programa de Iniciação à Investigação da U.Porto (IJUP Projetos Pluridisciplinares) e conta com o apoio de importantes empresas portuguesas, que veem nesta iniciativa uma oportunidade de colaborar com jovens investigadores da U.Porto em projetos relacionados com as suas áreas de atuação.
Ao longo das sete edições já realizadas, dezenas de projetos foram apoiados, tendo sido envolvidos centenas de estudantes de diferentes faculdades da Universidade do Porto e, por isso, de diferentes áreas de investigação. “Tudo isso mostra que o IJUP Empresas mexe com a ciência, e é essa a intenção”, referiu Elisa Keating, professora da Faculdade de Medicina da U.Porto, que foi a primeira responsável pela iniciativa.
O IJUP Empresas está, desde 2023, sob a alçada da U.Porto Inovação e acontece uma vez por ano, dividido em dois ciclos. Mais informações sobre as iniciativas levadas a cabo pela U.Porto Inovação está disponível aqui.
O IJUP Empresas 2025-2026 tem o apoio da Caixa Geral de Depósitos.