A equipa da U.Porto Inovação visitou, no início do mês de maio, o Centro de Genética Médica Jacinto de Magalhães do Centro Hospitalar de Santo António (CGM). A jornada partiu da iniciativa da U.Porto Inovação e da investigadora Paula Jorge, que além de docente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) faz parte também do Centro de Genética.

Estiveram presentes investigadores de várias unidades dedicadas à saúde na U.Porto, como a Faculdade de Medicina (FMUP), i3S e Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica do ICBAS (UMIB). Além da exposição dos serviços que a U.Porto Inovação pode disponibilizar, houve também lugar para uma breve apresentação de todos os participantes e das diversas áreas de investigação a que se têm vindo a dedicar.

O CGM tem como missão não só o diagnóstico e a investigação no âmbito das doenças raras de causa genética como também o ensino. Disponibiliza várias valências laboratoriais nas áreas da citogenética, genética molecular e também bioquímica genética. Tem sido um centro de referência no tema, principalmente no contributo que fornece para a melhoria da saúde a nível nacional e para a prevenção da deficiência. O CGM tem projeção nacional e internacional e é reconhecido pela sua qualidade científica e técnica.

O objetivo da junção dos intervenientes foi, principalmente, saber como pode a U.Porto Inovação ajudar não só na proteção como na valorização do conhecimento gerado no Centro de Genética Médica. Assim, espera-se que desta jornada de trabalho, que incluiu uma criteriosa visita aos vários laboratórios do Centro, resulte em colaborações futuras, frutíferas para ambos os lados.

 

Esta visita foi organizada no âmbito do UI-Transfer, um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.