UPinTECH Programme Collaboration Opportunity at the Technology Transfer Office of the University of Porto: Esta oportunidade está aberta em várias alturas do ano, destinando-se a estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto. O principal objetivo do programa é providenciar um contacto direto com o processo de comercialização de tecnologias e com a gestão da Propriedade Intelectual (PI). Os UPinTECH's têm, assim, oportunidade de interagir com inventores e empresas, aprendendo sobre as mais variadas áreas relacionadas com a Transferência de Tecnologia (TT), negócio e Propriedade Intelectual (PI). Proporciona também valências na área de desenvolvimento, comercialização e licenciamento de tecnologias, direitos de PI, desenvolvimento de ideias de negócio e atividades de ligação com o mundo empresarial. 

PRÉ-REQUISITOS E CANDIDATURAS:

  - Mestrado/Doutoramento/Bolsa de investigação nas seguintes áreas: Ciências Físicas, Ciências da Vida, Economia, Engenharia, Gestão ou TIC's (Tecnologias de Informação e Comunicação); MBA's;

  - Inglês fluente;

  (O processo de seleção é feito com base na avaliação do CV e carta de motivação, bem como numa entrevista presencial. É dada prioridade aos candidatos com afiliação à U.Porto.)

  

O QUE É ESPERADO DOS UPinTECH's?

1. Observar os processos de transferência de tecnologia, nomeadamente:

  - gestão de comunicações de invenção;

  - avaliação e triagem de tecnologias;

  - marketing de tecnologias;

  - negociação de tecnologias.

2. Avaliação de novas invenções e gestão dos processos de Transferência de Tecnologia (TT) necessários:

  - debate com investigadores das faculdades da U.Porto;

  - avaliação de invenções;

  - análise do estado da arte e da viabilidade de mercado das invenções;

  - identificação de potenciais acordos de licença;

  - apoio ao gestor da tecnologia (colaborador da U.Porto inovação) no marketing de invenções.

 

O programa é remunerado (8€ por hora) e funciona em regime de part-time de 8 horas por semana. O horário é flexível, de acordo com a disponibilidade do participante. Têm uma duração de 3 meses, no mínimo, podendo estender-se para 6 meses. A cada novo colaborador é garantido espaço de escritório e computador com acesso à internet, bem como uma conta de e-mail da U.Porto. Os UPinTECH's são acompanhados e supervisionados pelos membros da equipa permanente, tendo ainda a oportunidade de frequentar workshops e ações de formação relacionadas com direitos de PI e TT. 

Os interessados deverão enviar o seu CV e carta de motivação para o e-mail upin@reit.up.pt, ao cuidado da coordenadora da U.Porto Inovação, Eng. Maria Oliveira. No assunto da mensagem deverá escrever-se "UPinTECH Programme".