PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Criou algo que acredita poder vir a ser comercializado? Nesse caso, a sua invenção deve ser protegida, podendo daí resultar benefícios para si e para a Universidade. A U.Porto Inovação presta apoio no processo de registo de patente a nível nacional e internacional e também na procura de soluções para a exploração comercial das invenções. Averiguamos as melhores alternativas para colocar no mercado o conhecimento e as tecnologias geradas na Universidade, quer através de acordos de licenciamento com empresas já constituídas ou a constituir, quer através da venda das próprias invenções.  

Para mais informação consulte o Regulamento de Propriedade Intelectual da U.Porto e solicite o nosso apoio.

 

EMPREENDEDORISMO

A Universidade do Porto possui um dinâmico ecossistema empreendedor. A U.Porto Inovação é uma estrutura essencial dentro deste ecossistema, desenvolvendo várias iniciativas que fomentam o empreendedorismo, nomeadamente através da organização de concursos de ideias de negócio, sessões de elevator pitch, e workshops.

Se tem uma ideia para criar uma empresa de base tecnológica, a U.Porto Inovação possui uma vasta rede de contactos e uma equipa especializada que pode prestar apoio desde a validação do plano de negócios até ao contacto com entidades financiadoras (capital de risco e business angels). É através da U.Porto Inovação que se atribui a chancela "U.Porto Spin-off", distinguindo desse modo as empresas criadas na Universidade e que resultam de atividades de I&D desenvolvidas no seu seio.

 

ESTÁGIOS

A U.Porto Inovação recorre a pessoal altamente qualificado para colaborar no processo de avaliação e comercialização de tecnologias. Nesse sentido, o programa UPinTECH é dirigido a estudantes da Universidade do Porto, pós-graduados, que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas de análise e valorização tecnológica. Se tem as competências necessárias e pretende participar, não hesite em candidatar-se.