Uma comitiva de empreendedores, acompanhada pela equipa da U.Porto Inovação, visitou a zona do Fundão no mês de maio. A jornada contou com o apoio do projeto UI-CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo.

A parte da manhã foi preenchida com visitas aos Campos Experimentais do Seminário do Fundão e à Quinta Ciência Viva. Seguiu-se o período de almoço e depois duas outras visitas, desta vez ao Centro de Negócios e Serviços e ao Espaço Empresa do Fundão, bem como à incubadora “A Praça” e ao Fab Lab Aldeias do Xisto. Este laboratório está sob a responsabilidade da Câmara Municipal do Fundão e foi o primeiro a nascer na região, apostando numa estratégia de inovação e empreendedorismo. Os seus serviços incluem prototipagem, fabricação digital, circuitos impressos, impressão 3D, entre outros.

Tendo em conta o empreendedorismo como pano de fundo para esta deslocação, cinco projetos com o selo da Universidade do Porto quiseram marcar presença. Assim, OncoMets, Nevada, Recorridos, Senses4Food e Simbiose acompanharam os representantes da U.Porto Inovação ao Fundão para conhecer o que de melhor se faz na zona.

OncoMets é uma inovadora ferramenta de diagnóstico oncológico metastático in vitro (IVD) para prever o risco e o local de metástases em pacientes com cancro. Foi representado pelas empreendedoras Ana Ribeiro e Rita Carvalho, do i3S. Nevada consiste numa abordagem que aproveita os benefícios de um conhecido medicamento para a doença de Alzheimer. Este é complementado com a ideia inovadora de usar um dispositivo biocompatível e biodegradável para libertar o medicamento ao longo do tempo. Joana Loureiro, da Faculdade de Engenharia da U.Porto, apresentou o seu projeto nesta visita ao Fundão. Já Senses4Food, representado por Júlio Machado, do REQUIMTE, é uma ferramenta de inteligência artificial de análise preditiva para as características sensoriais dos alimentos. Adiciona a receita (ingredientes e processo) e obtém uma previsão do perfil de sabores.

Estes três projetos estão, atualmente, a participar no programa BIP Acceleration, cujos vencedores serão conhecidos no próximo dia 25 de maio.

Já projeto Recorridos, representado pela empreendedora Sandra Hernandez (estudante da Faculdade de Desporto da U.Porto), procura criar uma empresa com foco em turismo que tenha três pontos de trabalho: em primeiro lugar, percursos em áreas naturais para empresas, escolas ou grupos que queiram trazer valor às suas equipas. Depois, uma escola outdoor para desporto de aventura. E, em terceiro lugar, “criar um turismo consciente para todo tipo de público onde se gerem experiências e reflexões diferentes sobre o lugar que se visita”, refere a empreendedora. Por fim, mas não por último, o projeto Simbiose tem como intuito educar a população e levar a cabo ações que promovam um modo de vida mais sustentável e amigo do ambiente. Maria Marques, responsável pelo Simbiose, é estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A comitiva regressou ao Porto no final do dia, depois de uma enriquecedora troca de experiências.

Esta visita foi organizada no âmbito do UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo, um projeto financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, União Europeia.