Falamos de um sistema, o IFishCan, que oferece às PMEs do setor alimentar uma oportunidade de testarem temporariamente ferramentas digitais avançadas, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental das suas operações de produção.  O projeto, cofinanciado pela União Europeia e organizado pelos EIT Digital, EIT Foods e EIT Manufacturing, valeu à Flow – também conhecida como Foodintech – a conquista do prémio de “Best Startup” na 8.ª edição dos Portugal Digital Awards.

“O produto consistiu na implementação de um ecossistema tecnológico integrando IOT (integração de equipamentos; máquinas e sensores); sistema MES – Manufacturing Execution System (software de controlo integral da produção Industrial)  e AI (Processamento de dados com base em Inteligência Artificial) que fosse facilmente adaptável, escalável, com um alto grau de personalização para diferentes tipos de indústria e produtos”, explica Miguel Fernandes, diretor geral da empresa spin-off da Universidade do Porto que desenvolveu o projeto.

A solução tem grande adaptabilidade a diferentes ecossistemas industriais e tem ainda a vantagem de oferecer “poder preditivo, através de Inteligência Artificial, no processo de tomada de decisão em questões como otimização da água e uso de energia”. Foi desenvolvida para ser completa, integrando produção, qualidade e logística e, assim, permitir “simplificar a estrutura tecnológica de uma indústria”, detalha Miguel Fernandes. Além disso, foi desenvolvida para ter um custo alinhado com as PMEs.

Para a empresa spin-off U.Porto – atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto – o prémio de Best Startup nos Portugal Digital Awards é um importante reconhecimento de um projeto no qual têm vindo a trabalhar há mais de dez anos.

“Foi um caminho longo e complexo, cheio de desafios, mas sempre sem perder o foco no valor que levamos às indústrias portuguesas”, refere Miguel Fernandes. A empresa pretende continuar a sua missão de “apoiar a digitalização da indústria via integração de um ecossistema de tecnologias, dentro daquilo que é a Indústria 4.0”, conclui o responsável da Flow.

Sobre os Portugal Digital Awards

Uma iniciativa conjunta da Axians e da IDC, os Portugal Digital Awards têm como objetivo destacar o que de melhor se faz em Portugal na área da transformação digital. Os prémios dividem-se em três categorias: Digital Transformation Awards, Digital Industry Awards e Digital Grand Awards.

A edição de 2023 recebeu 300 candidaturas. Os prémios foram entregues numa cerimónia realizada no passado dia 29 de novembro, no Casino Estoril.