São, no total, 25.000 euros que vão direitinhos para o “bolso” da BEAT Therapeutics, uma startup fundada por investigadores da Universidade do Porto e a grande vencedora deste ano do Prémio Jovem Empreendedor, atribuído pela Associação Nacional de Jovens Empresários

“Foi muito gratificante receber esta distinção por parte da ANJE, uma associação que muito tem contribuído para a promoção do empreendedorismo em Portugal, especificamente do empreendedorismo jovem”, destaca Ângela Carvalho, cofundadora da BEAT Therapeutics e antiga investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S).

Para a empresa, que tem na luta contra o cancro a sua missão, esta distinção é uma demonstração de confiança que “reforça a motivação e fortalece os esforços contínuos no desenvolvimento de terapias inovadoras para o cancro” por parte da empresa.

Atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tenologia da Universidade do Porto, BEAT Therapeutics tem nos tratamentos oncológicos o seu foco, nomeadamente os cancros agressivos do ovário, pâncreas, mama triplo-negativo e próstata resistente à castração. A equipa, composta por cinco investigadores da U.Porto, descobriu e testou, com sucesso, um composto inovador devido tanto às suas origens como as seus efeitos.

Ao longo dos testes, a equipa tem vindo a mostrar resultados promissores e pode ser até quatro vezes mais eficaz do que a quimioterapia na redução de tumores. O objetivo é que este composto venha a ser o tratamento de excelência para cancros agressivos e, assim, uma nova esperança para os mais de 1.7 milhões de pacientes diagnosticados todos os anos com cancros deste tipo.

Esta descoberta tem valido à equipa por trás da BEAT Therapeutics várias distinções. Entre elas incluem-se, por exemplo, o primeiro lugar no iUP25k – concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto e o segundo lugar no BIP Accelaration – ambas iniciativas organizadas pela U.Porto Inovação com o apoio do projeto UI-CAN. Foram também premiados pela EIT Health InnoStars 2023, tendo conquistado o segundo lugar na competição.

A equipa por trás do inovador projeto é composta pelas/os investigadoras/es Lucília Saraiva e Ana Catarina Matos (FFUP e REQUIMTE), Ângela Carvalho, Hugo Prazeres e José Luís Costa (i3s), Maria José Umbelino Ferreira (FFUL) e ainda Silva Mulhovo, da Universidade de Pedagógica de Moçambique, numa colaboração frutífera ente várias instituições. O projeto é, assim, uma opção eficaz em casos em que os pacientes não têm nenhuma alternativa terapêutica além da quimioterapia convencional.

“Atualmente continuamos na fase pré clínica e o prémio será aplicado em dar continuidade à preparação do terapêutico, com o intuito de realizar o percurso regulamentar obrigatório e os primeiros ensaios clínicos em três anos”, conclui Ângela Carvalho.

Sobre o Prémio Jovem Empreendedor

Esta foi a 23.ª edição do Prémio Empreendedor da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) que, todos os anos, procura distinguir as personalidades do mundo do empreendedorismo que mais se destacam.

Além do Prémio Jovem Empreendedor durante a cerimónia foram entregues também os prémios Inovação, Carreira e Mulher Empreendedora.

Fotografia: ANJE