Devido à proveitosa história de colaboração entre as duas entidades, a Portugal Ventures premiou a Universidade do Porto pelo seu esforço e dinamismo na apresentação de projetos de base tecnológica, sua aceleração e incubação. A origem deste reconhecimento deve-se em, em grande parte, ao envolvimento na Call for Entrepreneurship, programa de ignição no qual a U.Porto é ignition partner através da U.Porto Inovação. Na opinião de Carlos Melo Brito (na fotografia), Pró-Reitor da U.Porto para as Relações com Empresas, Inovação e Empreendedorismo, este prémio significa que “a Universidade procura sempre fazer mais e melhor”.
A Call for Entrepreneurship começou em Outubro de 2013 e o sucesso da iniciativa faz com que esteja a entrar agora na sua 9ª edição. Em entrevista à U.Porto Inovação, Carlos Brito fala da sua intenção de manter ativas este tipo de iniciativas, dando continuidade ao trabalho feito: “Aquilo que eu quero é estar assoberbado de trabalho porque sei que isso é gerador de novas oportunidades”, refere. Mesmo reconhecendo as competências e valências da U.Porto o Pró-Reitor refere que uma das mais-valias da instituição é precisamente não querer fazer tudo sozinha, daí a importância deste tipo de parcerias: “Sabemos que temos coisas muito boas que são referências mas também temos a consciência de que, para atingirmos os nossos objetivos na maioria das áreas, faz sentido trabalhar em conjunto com outros”, refere. Acrescenta também que essa necessidade é muito evidente na área do capital de risco e do financiamento para atividades de empreendedorismo onde, na sua opinião, “a Portugal Ventures é um parceiro privilegiado”.
O galardão foi entregue pelo Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, durante o 2nd Portugal Ventures Day, em Lisboa, no passado dia 18 de Setembro. Carlos Brito considera importante agradecer a todos os que, nas universidades portuguesas, trabalham na área de valorização de conhecimento e a todos os que, na Universidade do Porto, estão envolvidos na área da inovação incluindo professores, investigadores e colaboradores. Agradece também à U.Porto Inovação, que tem sido ignition partner no programa Call for Entrepreneurship desde o começo, prestando apoio e esclarecimento aos projetos inovadores, nascidos na U.Porto, que estejam interessados em obter financiamento.
“Este prémio não significa que nós sejamos os melhores, significa sim que procuramos sempre fazer o melhor possível. Se alguém achou que nos devia premiar, ficamos muito satisfeitos. Não por sermos os melhores mas porque alguém reconheceu o nosso esforço constante para fazer o que sabemos melhor”, conclui.
(Fotografia: Rui Oliveira)