São ideias de negócio nascidas no seio da U.Porto e irão, no final de Outubro, viajar até ao México para participar em duas competições distintas do SPIN 2014. AddVolt compete no Model2Market; inanoE e Sky Angel no IDEup.

wetruckPara a AddVolt tudo começou com a ideia We Truck – Empower Trucks, um sistema capaz de produzir eletricidade para camiões frigoríficos a partir da sua energia cinética e que garantiu aos promotores da empresa o 1º lugar no iUP25k 2014. Agora, a empresa constituída por quatro alumni da Faculdade de Engenharia da U.Porto, é uma das finalistas da iniciativa Model2Market, uma competição destinada detetar, apoiar e reconhecer modelos de negócio provenientes de comunidades universitárias ibero-americanas. Miguel Sousa, um dos jovens empresários da AddVolt, refere que participar nesta competição do SPIN 2014 é uma excelente oportunidade e que “apesar do nível elevado de competitividade associado e este tipo de iniciativas, a empresa acredita reunir as condições necessárias” para poder disputar os lugares cimeiros. O objetivo principal da participação na iniciativa é a possibilidade de “fortalecer e potencializar o negócio”, diz Miguel, pensando já nosworkshops e sessões de mentoring, com peritos de renome e com investidores, que darão o mote ao SPIN 2014, no México.

inanoJá no concurso IDEup são duas as ideias da U.Porto representadas. A invenção inanoE foi desenvolvida por uma equipa de jovens investigadores da Faculdade de Ciências da U.Porto e consiste em micro-geradores para aproveitar energia nas áreas automóvel, têxtil e de calçado. Por serem compostos por materiais de tamanho nanométrico, os dispositivos são “altamente eficientes, flexíveis, leves e de baixo custo”, explica João Ventura, um dos promotores do projeto, acrescentando ainda que se trata de uma “solução facilmente integrável em diversas áreas industriais”. Para a equipa a ida ao SPIN 2014 é mais uma hipótese de aprendizagem, que lhes permitirá “amadurecer os conceitos de empreendedorismo, modelos de negócio e prototipagem”, diz João.

skyPara a mesma competição foi também selecionada a equipa criadora do SkyAngel, um drone destinado a ajudar os nadadores-salvadores em operações de resgate no mar. João Coelho considera esta oportunidade muito interessante devido, principalmente, ao “acesso a sessões de formação” relacionadas com as temáticas trabalhadas pela equipa. O inventor acrescenta ainda que ser finalista do IDEup é uma mais-valia para “consolidar novos conceitos que permitam a construção de um protótipo com ainda mais qualidade”, refere. Além disso, os criadores do SkyAngel esperam tirar partido do contacto com outras culturas ibero-americanas e do intercâmbio de experiências.

Esta e outras iniciativas fazem parte do SPIN 2014, uma iniciativa da RedEmprendia organizada conjuntamente pelas várias universidades que integram a rede. É descrito pela organização como “o encontro por excelência do empreendedorismo universitário ibero-americano” e a edição deste ano terá lugar nos dias 29 e 30 de Outubro na cidade do México. Toda a informação está disponível aqui.