Nesta edição fomos conversar com Carlos Pires, Diretor de Inovação do grupo Salvador Caetano. Na sua opinião, é muito importante o "trabalho em cooperação e a partilha de conhecimento" e a relação com a Universidade do Porto tem sido "longa e profícua em diversas áreas", diz.

P: Qual a importância da relação do Grupo Salvador Caetano com o meio cientifico e tecnológico?

R: O grupo Salvador Caetano (GSC) tem várias áreas de negócio no sector da mobilidade. Na industria tem a montagem do LandCruiser Toyota, a produção de modelos de autocarros e uma nova unidade de componentes aeronáuticos. Nos serviços e retalho automóvel o grupo tem uma extensa rede multimarca com implantação em Portugal, Espanha e Africa.

Para o desenvolvimento de novas soluções para a indústria, tem sido muito importante a relação com diversas entidades do meio cientifico e tecnológico. Aí, valorizamos o trabalho em cooperação e a partilha de conhecimento, por ser vital para a inovação e melhoria continua dos nossos produtos.

O sector da mobilidade encontra-se numa fase de grande transformação GSC pretende ter um papel ativo na mudança de paradigma dos serviços de mobilidade. Para isso, o grupo vai continuar a contar com o meio cientifico e tecnológico para o desenvolvimento de soluções diferenciadores, que aportem mais valor e conveniência para os clientes.

P: Como é que o Grupo Salvador Caetano tem vindo a interagir com a Universidade do Porto?

Tem sido longa e profícua a relação do Grupo Salvador Caetano com a Universidade do Porto, nomeadamente nas seguintes áreas: cooperação com o INEGI no projeto europeu CleanSky, no setor aeronáutico; cooperação com a Faculdade de Engenharia (FEUP) no desenvolvimento de soluções para autocarros elétricos e fuelcell; como parceiro do FEUP prime affiliate nas áreas de engenharia e programas doutorais; no desenvolvimento da segurança passiva e ativa dos autocarros e nos programas de estagio de recém licenciados de engenharia e gestão industrial;

P: Quais os principais desafios que os dois agentes têm pela frente?

Numa estratégia de inovação aberta e desenvolvimento em cooperação do Grupo Salvador Caetano, os principais desafios passam pela adoção dos princípios da Industria 4.0, pela integração de pilhas de combustível e novas formas de armazenamento de energia; pela industrialização de novos materiais para construção de autocarros e pelo desenvolvimento de novos serviços de mobilidade.