Foi já o frio outonal a acolher a missão do projeto UI-CAN a Berlim na passada semana de outubro. Contudo, isso não foi impedimento para uma jornada recheada de visitas inovadoras ao ecossistema empreendedor da cidade alemã, trocas de ideias entre os participantes e, claro, muito convívio e networking

A visita a Berlim foi impulsionada pela participação do projeto E-RecyGold (vencedor da última edição do concurso de ideias iUP25k) no evento Stage Two. Aproveitando a ocasião, a U. Porto Inovação endereçou o convite a cinco empreendedores da U.Porto para que se juntassem à comitiva e, assim, pudessem conhecer o que de melhor se faz na capital alemã no que à inovação e empreendedorismo diz respeito.

Assim, além de Liliane Martelo, representante do projeto E-Recygold, participaram ainda na visita os docentes e investigadores Ana Colette Maurício (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) e Rolando Martins (Faculdade de Ciências da U.Porto), Diogo Silva (do projeto Genesis, que ficou em 2º lugar no BIP Acceleration) e Francisca Carvalhal (do projeto OceanCare, que ficou em 3º lugar também no BIP Acceleration). Além disso, puderam acompanhar o grupo Rafaela Moreira, da U.Porto Inovação, Marta Marques e Joana Xará da Universidade de Aveiro, Edgar Nave, da Universidade da Beira Interior,  Hernâni Oliveira, da Universidade de Évora, Miguel – Bacelar, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e também Helena Moura, da TecMinho.

A comitiva refere-se a esta jornada como três dias “intensos de muita aprendizagem e trocas”. No primeiro dia tiveram a oportunidade de visitar o coworking da TU Berlin, e de assistir a uma apresentação da Partner Berlin. Nas palavras de Friedmann Lotz, dessa instituição, o objetivo foi dar apenas um pequeno “flavour” do ecossistema empreendedor nacional. No dia seguinte teve lugar uma visita guiada ao Euref Campus, um distrito com aproximadamente 5,5 hectares e mais de 150 empresas, diferentes instituições e startups das áreas da energia, mobilidade e sustentabilidade. Já perto do final da visita, no terceiro dia, o grupo visitou o Berlin Adlershof, que é o principal Parque Científico e Tecnológico da Alemanha.

Importa referir também que durante esta semana teve lugar o acima referido evento Stage Two, no qual a U.Porto foi representada pelo projeto E-RecyGold. Também o projeto Karion Therapeutics, da Universidade do Minho, e vencedor do 1º evento nacional do projeto UI-CAN, teve oportunidade de se apresentar perante o júri de investidores e CEOs europeus da competição Stage Two. A equipa, embora não tenha sido premiada, ficou entra as oito finalistas.

Esta visita contou com o apoio do UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo, um projeto financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, União Europeia.