.

Catarina Costa, Duarte Monteiro, Hélder Cunha, Marta Redondo e Patrícia Silva são os mais recentes colaboradores do programa UPinTech, uma iniciativa da U.Porto Inovação. No início de abril, a equipa reuniu-se para dar as boas-vindas aos cinco estudantes e antigos estudantes da U.Porto, que tiveram também oportunidade de receber formação acerca das tarefas que passarão a desempenhar neste trabalho em part-time.

As áreas de formação anunciadas para esta edição do programa UPinTech – que acontece com o apoio do projeto europeu DEEP INVENTHEI – foram Health e Manufacturing. Catarina Costa é licenciada em Bioquímica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e está, neste momento, a frequentar o Mestrado em Química Farmacêutica na Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP). O projeto final da licenciatura de Catarina foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e tratava de “síntese de novos corantes esquarílicos, avaliando o seu potencial como sondas fluorescentes para a deteção da HSA, e na terapia fotodinâmica contra o cancro”, conta.

Também da área da saúde chega à U.Porto Inovação Marta Redondo, que possui um Mestrado Integrado em Bioengenharia com especialização Molecular na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Durante o seu percurso académico Marta participou em vários projetos nas áreas da saúde biomateriais e regeneração de tecidos. Atualmente o seu trabalho foca-se no “desenvolvimento de micropartículas antimicrobianas para minimizar contaminações nos processos de tratamento de águas”.

Já Patrícia Silva encontra-se a frequentar o doutoramento em Engenharia Biomédica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem dividido o seu tempo entre o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e o Imperial College of London, durante o qual desenvolveu uma tese “focada na criação de modelos 3D in vitro que mimetizam o tecido mamário para recriar interações entre células tumorais e o seu microambiente para compreender melhor as metástases tumorais”, explica. No último ano decidiu enveredar por um caminho diferente, o empreendedorismo. Criou o LeGut, um dispositivo para deteção de intolerâncias alimentares que ganhou três programas de aceleração.

Passando agora para as colaborações na área Manufacturing, Hélder Cunha é licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP e está, neste momento, a frequentar o mestrado na mesma área e na mesma instituição, dedicado ao Projeto de Máquinas. Na sua experiência profissional está a colaboração num “projeto de uma máquina de corte de precisão na Optima-Equipamentos CNC”, refere. Hélder junta-se à equipa co o intuito de “contactar mais com a área da inovação tecnológica” e desenvolver as suas competências, conclui.

Por fim, mas não por último, Duarte Monteiro é licenciado em Ciências de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), encontrando-se agora a estudar Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FEUP. Confessa ter gostos “multifacetados por diversas áreas científicas” como por exemplo teoria da computação, eletrónica e energia.

Sobre o programa UPinTech

Já lá vão mais de dez anos desde que a U.Porto Inovação lançou o programa UPinTech. Desde então, mais de 50 pessoas colaboraram e receberam hands on training na unidade de transferência de conhecimento e empreendedorismo da U.Porto.

O principal objetivo do programa UPinTech é providenciar à comunidade estudantil e científica da U.Porto um contacto direto com as atividades de proteção e comercialização de tecnologias da U.Porto.

A U.Porto Inovação beneficia do trabalho de uma equipa altamente qualificada em proteção, transferência de tecnologia e empreendedorismo. Para saber mais sobre a oportunidade e as competências necessárias clique aqui.

Esta edição do programa UPinTech conta com o apoio do DEEP NVENTHEI, projeto europeu financiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia.