PEDRO CALONIO

Pedro Calonio é mestrando do curso de Engenharia Fisica da Universidade do Porto e possui um conhecimento abrangente em áreas como a matemática, física, semicondutores, nanotecnologias, ótica e métodos computacionais. Participou no Projeto Porto de Futuro, em conjunto com a Câmara do Porto, tendo acompanhado a aprendizagem de estudantes do Ensino Secundário. Em setembro irá realizar um período de Erasmus académico na Universidade Julius-Maximilians-Universität, com ênfase no estudo de processos estocásticos e análise estatística de dados, a partir do que desenvolverá sua tese de Mestrado.

Rafaela Pinto

Rafaela Pinto é estudante do Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas da Universidade do Porto. É licenciada  em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS / Brasil) desde 2014. Em 2019 começou o MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela PUCRS e foi mentora voluntária, dando aulas de Marketing e de Empreendedorismo para alunos do ensino secundário. Atua no mercado de Comunicação e Marketing há nove anos e tem experiência em grandes empresas de diferentes segmentos no Brasil. 

JOÃO FONSECA

João Fonseca é mestrando do curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade do Porto na especialização das comunicações multimédia. De momento está a realizar a sua tese de mestrado acerca da análise de conteúdo musical em abordagens multi-canal no SMC group do INESC TEC. Participou no associativismo universitário, nomeadamente como Consultor de Marketing e Vendas na JuniFEUP, e como Coordenador de Recursos da Engenharia Rádio. 

TIAGO LEAL

Período de colaboração: Novembro 2018 - Março 2019

Estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Física na FCUP Tiago está, desde 2016, ligado à ShARE UP, um think tank internacional que desenvolve projetos de consultoria nacionais e internacionais assim como promoção de temas da atualidade através de palestras. No verão do mesmo ano entrou em contacto com o mundo das startups ao frequentar o curso de verão da EIT Digital em Estocolmo sobre IoT e empreendedorismo. Atualmente está a concluir a sua tese no estudo de materiais multiferróicos usando sondas locais, tendo tido a oportunidade de investigar no CERN.

MARIA ANTÓNIA NUNES

Período de colaboração: Fevereiro 2017 - (a decorrer)

Maria Antónia Nunes é Doutoranda em Ciências Farmacêuticas, Especialidade de Nutrição e Química Alimentar na FF-UP. É Mestre em Ciências do Consumo (FC-UP), Licenciada em Ciências da Nutrição (FCNA-UP) e em Enfermagem (ESEBB). Tem experiência profissional e competências na Indústria Alimentar, Segurança Alimentar e Serviços de Saúde assim como em Gestão Ambiental, Sistemas da Gestão da Qualidade e Auditorias. Nos últimos anos, dedicou-se exclusivamente à Investigação com enfoque no desenvolvimento de processos inovadores para a extração de compostos bioativos derivados da agro-indústria com impacto na saúde e I&D de novos produtos. 

TIAGO MEIRELES

Período de colaboração: Janeiro 2019 – Janeiro 2020

Tiago é estudante de licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) e desde a sua entrada na faculdade que tem contactado proximamente com o associativismo aplicado à realidade empresarial: é alumnus da FEP Junior Consulting, júnior empresa da qual foi Diretor Executivo de Relações Empresariais, e fez parte do clube de Business Case Solving da FEP, o FICT (FEP International Case Team), onde teve a oportunidade de representar a Universidade do Porto na BIICC, em Oslo. É o atual Secretário-Geral da Sociedade de Debates da Universidade do Porto.

António Manso

Período de colaboração: Outubro 2019 - Dezembro 2019

António é licenciado e mestre em Física Teórica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Irá iniciar o doutoramento na universidade de Granada em Espanha em Cosmologia e Física Partículas, nomeadamente em ondas Gravitações e Inflação.  Apresenta diversos interesses, desde as ciências exatas, como a matemática e física, às dinâmicas de sociedade, história e desenvolvimento humano. É explicador particular de alunos do ensinos secundário e superior, maioritariamente alunos de engenharia, em cadeiras basilares de Física em Matemática.

Luís Oliveira

Período de colaboração: Março 2019 - Dezembro 2019

Licenciado e Mestre em Engenharia Física pela Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2018). Possui um conhecimento multidisciplinar em áreas como a matemática, física, electrónica, ciência dos materiais, ótica e computação. Entre 2017 e 2018, colaborou como estagiário no centro de nanotecnologia e de materiais inteligentes e funcionais, CeNTI, onde investigou as ligas com memória de forma (Shape Memory Alloys) e desenvolveu um protótipo inovador como projecto de tese de mestrado.

MIGUEL MAIA

Período de colaboração: Março 2019 - Agosto 2019

Miguel Maia é mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (2013). Trabalhou 5 anos na indústria farmacêutica como Stability and Validation Specialist e em 2019 dedicou-se a full-time ao doutoramento em Química Medicinal e Farmacêutica na FFUP. O seu projeto de PhD é dedicado ao design e síntese de novas moléculas inibidoras da enzima BACE-1, essencial na formação das proteínas β-amiloides envolvidas na doença de Alzheimer.

PRISCILA ROHEM

Período de colaboração: Julho 2018 - Janeiro 2019

Licenciada e Mestre em Microbiologia, Doutorada em Políticas Públicas (Inovação, Propriedade Industrial e Desenvolvimento), Priscila tem experiência na área de informação tecnológica de patentes, estudos de monitorização tecnológica, tendo conduzido palestras e cursos de formação na área. Esteve envolvida no desenvolvimento tecnológico e controlo de qualidade de vacinas e biofármacos e também participou ativamente no processo de transferência de tecnologia. Tem formação complementar em negócios, criatividade e empreendedorismo.

João Carvalho

Período de colaboração: Dezembro 2017 – Fevereiro 2019

Frequentando o 3º ano da Licenciatura de Design de Comunicação da ESAD, João é atualmente Diretor de Marketing da U.DREAM Porto, tendo também já realizado vários trabalhos na área da comunicação, design e produção audiovisual para clientes nacionais e internacionais. Apaixonado por fotografia e por perceber como as coisas funcionam, gosta acima de tudo de fazer acontecer.

NATACHA BRANCO ROSA

Período de colaboração: Janeiro 2017 – Dezembro 2018

Natacha completou o Mestrado Integrado em Bioengenharia com especialização em Engenharia Biomédica na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). Em 2011, explorou o  interesse pela nanotecnologia através de trabalhos de investigação em dois projetos distintos. Em 2012, a combinação do longo fascínio pela área dos implantes médicos e a crescente curiosidade sobre o não totalmente compreendido mundo da biomecânica óssea, promoveu a consolidação dos conhecimentos através da dedicação a um doutoramento sobre o estudo do melhoramento da recuperação óssea através de estímulos mecânicos. Atualmente, Natacha está a a finalizar o Doutoramento em Engenharia Mecânica na FEUP

SOFIA SILVA

Período de colaboração: Janeiro 2017 - Setembro 2018

Sofia Silva é licenciada e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Instituto Universitário da Maia e mestre em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias pela universidade do Minho. Atualmente encontra-se a frequentar o doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde. Atuou, desde 2005, na área de intervenção social com crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade psicossocial, com experiência profissional nos Estados Unidos da América e em Portugal. Mais recentemente fez parte da equipa do projeto de Investigação IoGeneration – Estado do iodo em Portugal: papel da suplementação em unidades escolares, desenvolvido pelo Cintesis. 

FRANCISCA PEREIRA

Período de colaboração: Agosto 2018 - Setembro 2018

Francisca é formada em Psicologia Clínica e Comunitária pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2013), onde terminado o Mestrado Integrado exerceu como Psicóloga Clínica. Concluiu depois uma Pós-Graduação em Gestão de Pessoas pela Porto Business School (2013). Depois de ter passado, na área de Recursos Humanos, pelo mundo da consultoria e das startups, no Porto e em Berlin, como recrutadora e mais tarde como HR Manager, está de volta à cidade que a viu nascer. Paralelamente à sua atividade laboral, escreve e edita poesia, uma das suas grandes paixões.

Mohamed Aboulaïch

Período de colaboração: Agosto 2018 - Outubro 2018

Mohamed Adnan Aboulaïch concluiu o Mestrado em Economia e Gestão Ambiental na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal (2017). É formado em Ciências de Engenharia e Gestão pela Al Akhawayn University em Ifrane, Marrocos (2012). Apaixonado pelas questões ligadas à sustentabilidade e ambiente, obteve nos últimos três anos experiência profissional em gestão ambiental e TIC entre Marrocos, Canadá e Índia assim como uma experiência de voluntariado em sistemas agroflorestais na Bolívia.

ANA CARDOSO

Período de colaboração: Abril 2018 - Julho 2018

Ana é Mestre em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas pela Universidade do Minho. Organizou até ao momento diferentes eventos de carácter científico, inclusivamente na Universidade do Porto, enquanto obtinha a licenciatura em Biologia. Desde 2013 que se envolve em projetos de transmissão de conhecimento científico a crianças e jovens.

LÍDIA Santos FONSECA

Período de colaboração: Janeiro 2017 - Julho 2018

Lídia Fonseca é doutorada em Farmácia, especialidade Microbiologia, pela Universidade de Lisboa (FF-UL). Anteriormente, trabalhou vários anos em investigação académica na área da Virologia, tanto em Portugal (Instituto Gulbenkian de Ciência e Instituto de Medicina Molecular) como nos EUA (University of Pittsburgh Cancer Institute). Mais recentemente, tem trabalhado em consultoria em projetos de I&D nacionais e europeus (FP7 e H2020) e na tradução de artigos científicos. Lídia possui também uma licenciatura em Química Aplicada - Biotecnologia (FCT-UNL) e um mestrado em Microbiologia Clínica (FM-UL).

FRANCISCA SANTOS

Período de colaboração: Novembro 2017 - Fevereiro 2018

Francisca Santos é licenciada e mestre em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, com especialidade em Direito da Empresa e dos Negócios. A sua dissertação foi subordinada ao tema “A Patente na Biotecnologia: uma perspetiva jurídica”. Tem dedicado o seu percursos académico e profissional maioritariamente à propriedade intelectual, tendo frequentado vários cursos de especialização nacionais e internacionais. Participou no programa ‘Young Professional Traineeship’ do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, em Alicante, tendo trabalhado no departamento de proteção de dados e como examinadora de pedidos de registo de Marcas da UE. 

CLÁUDIO JORGE SANTOS

Período de colaboração: Outubro 2017 - Março 2018

Estudante de 22 anos do Mestrado de Inovação e Empreendedorismo Tecnológico que trabalhou durante mais de um ano com a Uniplaces enquanto embaixador da marca. Participante na primeira edição do Business Ignition Programme (projeto AWASer) e AIESECer, sempre à procura de novas oportunidades e de estar envolvido no ecossistema de startups e inovação português.

CÁTIA BARATA

Período de colaboração: Dezembro 2017 – Março 2018

Cátia Barata, é Licenciada e Mestre em Direito, especialidade Ciências Jurídico-Forenses, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo a sua dissertação de mestrado sido realizada no âmbito do Direito Administrativo, designadamente referente ao tema "A Tutela dos Terceiros lesados face às alterações da Comunicação Prévia no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação".  Atualmente encontra-se a frequentar a segunda fase do Estágio da Ordem dos Advogados, sendo Advogada-estagiária na Faf Advogados, Ferreira Ramos e Filomena Girão e Associados. 

RUI COSTA

Período de colaboração: Outubro 2017 – Março 2018

Rui Costa é Mestre em Engenharia Física pela FCUP desde 2016. Durante a sua formação superior, explorou o interesse pelo empreendedorismo com a participação em concursos de ideias de negócios com o projeto de negócio WEStoreOnTEX. Atualmente é candidato ao doutoramento em Física na FCUP na área de têxteis funcionais para armazenamento de energia e investigador externo nos centros de investigação REQUIMTE e IFIMUP-IN da FCUP. A sua área cientifica é focada em nanotecnologia e produção de sistemas de armazenamento de energia.

KERLEY PIRES

Período de colaboração: Janeiro 2017 – Dezembro 2017

Kerley Pires tem uma licenciatura em Ciência da Computação (FUMEC), especialização em Governança de Tecnologia da Informação (Univ. Católica de Brasília) e mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (FUMEC). Frequenta o doutoramento em Gestão de Negócios na Universidade do Porto e tem experiência profissional no Brasil e Portugal. Atua, desde 2008, em gestão de projetos, escritório de projetos em setor de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, e escritório de projetos estratégicos no setor de tecnologia da informação.

CRISTIANA FERNANDES

Período de colaboração: Junho de 2017 – Dezembro 2017

Cristiana Fernandes é natural de Vila Real. Aluna da licenciatura de Gestão na Faculdade de Economia do Porto (FEP), é também membro do departamento de Relações Externas e da Mesa da Assembleia Geral da FEP First Connection, uma organização de estudantes sediada na Faculdade de Economia da U. Porto, que tem como principal missão aproximar o mundo académico do tecido empresarial português. Escuteira há mais de 8 anos, já participou em vários programas de voluntariado ambiental e social. Está atualmente a colaborar com a U.Porto Inovação no programa UPINTECH no âmbito da Gala da Inovação 2017. 

ISABEL PEREIRA

Período de colaboração: Novembro 2017 – Dezembro 2017

Isabel Pereira é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto, com especialização em Cultura, Património e Ciência. A vontade de conhecer e dar a conhecer estórias que demonstrem a capacidade empreendedora do Homem tem guiado o seu percurso profissional. Tem uma sólida experiência como jornalista, produtora de conteúdos e gestora de comunicação nas áreas temáticas de Ciência, Inovação e Tecnologia. Nos últimos anos, tem colaborado com vários projetos envolvendo a Universidade do Porto e os media (RTP, Público e Rádio Nova).

 

 

CARLOS FERREIRA

Período de colaboração: Julho de 2017 - Outubro 2017

Carlos Ferreira desde cedo se demonstrou apaixonado por saúde, tecnologia e empreendedorismo. Deste modo, ingressou no curso de Bioengenharia na FEUP no ano de 2012, acabando o mesmo no ano de 2017. Durante o seu percurso teve incursões por grupos de investigação do I3S e INESC-TEC. Além do mais fundou um student branch chapter do EMBS na U.Porto no ano de 2015, sendo presidente do mesmo durante dois anos.

JOANA RODRIGUES

Perído de colaboração - Julho de 2017 - Outubro de 2017

Joana Rodrigues é Mestre em Ciência da Informação pelas Faculdades de Engenharia e Letras da Universidade do Porto. A sua formação permitiu-lhe adquirir competências diversas no domínio da gestão da informação, nomeadamente no que diz respeito aos sistemas e tecnologias de informação, à descrição, representação, organização e recuperação da informação e à análise de conteúdo e indexação. Quanto a competências e conhecimentos no plano de aplicações informáticas, estas assentam no domínio do AtoM, Aleph, GISA, BIBLIObase, SQL, Access e outras ferramentas Office.

PATRÍCIA ROMEIRO

Período de colaboração: Fevereiro de 2017 – Outubro de 2017

Patrícia Romeiro (PhD) tem uma sólida experiência académica e profissional (consultoria e gestão de projetos) no âmbito da Geografia Económica e da Inovação. Começou a sua carreira como investigadora em Espanha (CSIC) e está atualmente vinculada ao CEGOT-Universidade do Porto. Durante este período, foi Investigadora Visitante no EURICUR-Universidade de Roterdão e na Business School-Universidade de Birmingham. Nos últimos anos tem estado envolvida em diferentes projetos de investigação relacionados com as Indústrias Criativas (Economia do Conhecimento e Criativa, Design e Revitalização Industrial, Indústria dos Videojogos). 

ALEXANDRA COELHO

Período de colaboração: Fevereiro de 2017 – Junho 2017

Alexandra Coelho, nascida no Porto, possuí mestrado e licenciatura em Ciência da Informação pela Faculdade de Engenharia e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, respetivamente. Realizou, entre Janeiro e Junho de 2016, um estágio curricular na Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade do Porto no âmbito da dissertação de mestrado intitulada "Indicadores de Desempenho de Bibliotecas Universitárias de Ciências Sociais e Humanas". Tem como principais interesses viajar, a gastronomia e a cultura em geral.

 

João Moutinho

Período de colaboração: Janeiro 2017 – Abril 2017

João Moutinho nasceu em Paris, França, em 1980. Concluiu a sua Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade do Porto em Portugal. Desde 2005 que se encontra na Faculdade de Engenharia como Bolseiro de Investigação ou Assistente Convidado. Está atualmente envolvido no processo de criação de um negócio a partir do conhecimento científico e tecnológico obtido. Os seus interesses incluem as áreas de processamento de sinal, eletroacústica, localização em espaços interiores e empreendedorismo. 

PEDRO REBELO TAVARES

Período de colaboração: Setembro de 2016 – Fevereiro 2017

Pedro Rebelo Tavares, natural de Albergaria-a-Velha, é Licenciado e Mestre em Direito (ramo das Ciências Jurídico-Empresariais) pela Univ. Lusíada do Porto (2013; 2015), tendo apresentado dissertação subordinada ao tema ‘Direito Intelectual do Programa de Computador na Era da Informação’. Frequentou também pós-graduações em Direito da Medicina e Direito Farmacêutico na Universidade de Coimbra (2014; 2015). Atualmente, para além de UPinTECH, encontra-se a terminar o estágio de advocacia e é aluno de Doutoramento em Direito na área da Propriedade Industrial (Univ. Lusíada do Porto), em fase de elaboração de tese.

MARTA ALMADA

Período de colaboração: Outubro de 2015 – Fevereiro 2017

Marta Almada, farmacêutica de formação, atualmente encontra-se no último de Doutoramento, no Departamento de Bioquímica na FFUP. Desde cedo explorou o seu interesse na investigação científica, especificamente na área da reprodução. O tema do seu PhD envolve a pesquisa de mediadores lipídicos, os (endo)canabinóides, no processo de decidualização. A biologia da reprodução é uma das suas paixões, e a procura dos mecanismos moleculares e celulares que controlam a reprodução e/ou fertilidade a sua motivação. Durante o percurso académico fez ERASMUS em Barcelona, no Hospital de Barcelona, e efectuou um estágio extracurricular numa Farmácia Comunitária em Budapeste. 

CAROLINA PEREIRA

Período de colaboração: Novembro 2016 - Janeiro 2017

Carolina Pereira é formada em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto e Mestre em Inovação e Empreendedorismo pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem experiência nas áreas de Marketing, gestão de clientes e empreendedorismo. Gosta de ler, aprender e fazer desporto. Natural de Guimarães, já viveu na Póvoa de Varzim, Porto, Lisboa e Berlim.

Paulo Cardoso

Período de colaboração: Maio de 2016 – Dezembro 2016

Paulo Cardoso é licenciado em Física Aplicada (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), mestre em Engenharia Biomédica (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e doutorado em Física (Universidade do Minho). Fez investigação em nanocompósitos poliméricos, nanomateriais magnéticos multiferróicos, engenharia biomédica, sensores de fibra ótica, lasers e magneto-ótica. Fez formação em física médica e imagem médica e também frequentou um estágio de 2 anos em transferência de conhecimento no CERN.

PEDRO PARDINHAS

Período de colaboração: Fevereiro de 2014 – Junho de 2016

Pedro nasceu e vive no Porto, em cuja Faculdade de Economia (FEP) estudou primeiro Economia e depois Gestão Internacional. Desde 2005, trabalhou em cinco empresas: três grandes, de telecomunicações e de publicidade; e duas pequenas, uma indústria de cortiça e uma galeria de arte. Com mais quatro sócios, criou em 2008 a 20|21 Conservação e Restauro, uma empresa especializada em arte contemporânea que trabalha para o Museu de Serralves, o Parlamento Europeu e quatro empresas do PSI20. Hoje em dia, reparte-se entre a comercialização de tecnologias na Universidade do Porto e o lançamento de um projeto que alia design, urbanismo e desenvolvimento local.

joão oliveira

Período de colaboração: Julho 2015 - Dezembro 2015

João Teixeira de Oliveira é doutorado em Engenharia Biomédica (3B’s-Univ do Minho, PT/Univ de Sheffield, UK), mestre em Medicina (Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Univ do Porto) e licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Univ do Porto. Tem também uma pós-graduação em Bioestatística para as Ciências da Saúde pela Univ do Minho. É autor/co-autor de mais de 30 publicações em revistas, capítulos de livros e inventor/co-inventor de patentes. Foi Professor Coordenador do Ensino Superior Politécnico até fevereiro de 2016. Atualmente, é médico interno do ano comum e consultor na área química-biológica

JOSÉ MELO

Período de colaboração: Outubro de 2015 – Abril 2016

José Melo é atualmente um aluno de doutoramento no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. José começou seu doutoramento em setembro de 2010, com o Grupo Ocean SystemsnaFEUP, e mais tarde, em 2011, entrou para a unidade do INESC TEC Robótica e Sistemas Inteligentes como investigador. Antes de seu doutoramento, José esteve também a trabalhar durante dois anos como  engenheiro de software, no CERN, em Genebra, na Suíça.

SARA BAPTISTA DA SILVA

Período de colaboração: Outubro de 2015 – Dezembro de 2015

Microbióloga de formação e Doutorada em Ciências Farmacêuticas (FFUP), Sara Baptista da Silva, participou em 7 projetos científicos, mais de 20 cursos de formação/conferências, co-supervisionou alunos e recebeu 5 prémios/distinções, incluindo: um prémio de mérito em 2012 pela Portuguese-American Foundation, programa COHiTEC (Escola Gestão Porto, UP). Da sua tese de doutoramento resultou, entre diversas publicações, um pedido provisório de patente pelo Departamento de Inovação da UP. E foi também co-fundadora da Blendera®-Food Solutions, projeto criado em 2011 e sediado no Parque de Ciência e Tecnologia da UP (UPTEC-TECH).

MARIANA LEÃO

Período de colaboração: Março de 2015 – Julho de 2015

Mariana Leão licenciou-se em Microbiologia na ESB-UCP (2008) e doutorou-se em Ciências Farmacêuticas-Microbiologia na FFUP (2014). Atualmente é investigadora no Serviço de Microbiologia da FFUP. Desde sempre que se dedica à investigação na área da microbiologia. O seu doutoramento foi focado na família da p53, particularmente no desenvolvimento de modelos de levedura para pesquisa farmacológica de moduladores desta família. A sua área de atividade científica é focada nas Ciências da Saúde, em particular na Farmacologia, Microbiologia, Biotecnologia e Biologia Molecular e Celular.

TIAGO DOS SANTOS

Período de colaboração: Março 2015 - Julho 2015

Tiago dos Santos licenciou-se em Química Industrial na Universidade de Coimbra e o seu grau de doutoramento em nanomedicina no Centre of BioNanoInteractions (CBNI), Irlanda. Atualmente é pos-doutorado no I3S, Porto, envolvido em vários projetos, tais como a funcionalização de nanopartículas como método de diagnóstico precoce de cancro gástrico invasivo e mais recentemente na engenharia de modelos celulares do epitélio gástrico com o intuito de regeneração do tecido do estômago.

CATARINA RUNA

Período de colaboração: Março 2015 - Maio 2015

Catarina Miranda é estudante de doutoramento de ciências dos computadores no PIC – FCUP e IT Porto. Mestre em Engenharia Biomédica desde 2011, foca os seus estudos em aplicações de visão por computador, computação gráfica e gestão de inovação. No passado, trabalhou em empresas como a Siemens S.A. e Microsoft, e consultora em transferência de tecnologias na U. Porto Inovação. Neste momento, o seu objetivo é criar sistemas de animação facial em tempo real com captura de movimento para Realidade Virtual e dissolver as barreiras entre as universidades e a indústria.

RITA LEMOS

Período de colaboração: Fevereiro 2014 – Dezembro de 2014

Rita Lemos concluiu o Mestrado Integrado em Bioengenharia na FEUP em 2013, tendo-se especializado no ramo de Engenharia Biológica. Após ter desenvolvido o projeto de Mestrado na Holanda, decidiu seguir uma carreira de investigação a nível internacional. A Rita presta apoio no processo de transferência de tecnologias para empresas, estando envolvida essencialmente na análise de patenteabilidade, assim como no estabelecimento de contatos comerciais com potenciais colaboradores.

JOÃO MOURA

Período de colaboração: Maio de 2014 – Dezembro de 2014

João Moura concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2014. A sua dissertação incidiu no estudo de sensores em fibra ótica, em colaboração com o INESC TEC. Frequentou o ETH Zürich ao abrigo do programa Erasmus e participou na Escola de Verão do CERN, tendo sido integrado num grupo de investigação em anti-matéria. Colaborou com a U.Porto Inovação entre Maio e Dezembro de 2014, apoiando na análise técnica de patenteabilidade e na comercialização de tecnologias da UP.

DIOGO BAÍA

Período de colaboração: Fevereiro de 2014 – Dezembro de 2014

Diogo Baía está associado ao programa UPinTech desde Fevereiro de 2014. Licenciou-se em Microbiologia na Escola Superior de Biotecnologia (Universidade Católica Portuguesa) em 2006 e prosseguiu a sua formação em Barcelona tendo obtido um Mestrado em Imunologia outorgado pela Universidade Autónoma de Barcelona em 2007. Recentemente, Outubro de 2014, doutorou-se em Biomedicina na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona). O Diogo desempenha funções relacionadas com a proteção de propriedade intelectual e licenciamento de tecnologias desenvolvidas por investigadores da Universidade na área da Saúde.

CHRISTIAN WIMMLER

Período de colaboração: Abril de 2014 – Novembro de 2014

Christian Wimmler é doutorando do programa Sistemas Sustentáveis de Energia (SSE) no MIT Portugal e o foco do seu trabalho são as tecnologias de energias renováveis principalmente as relacionadas com a área marítima, planeamento e gestão de energia. Formou-se na University of Applied Science em Kufstein, Áustria, com um bacharelato em Negócio Europeu de Energia, tendo frequentado também o curso de Economia e Relações Internacionais de Negócios no México. Em 2011 concluiu com distinção o Mestrado em Empresas e Gestão de Energias Renováveis pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

ANA CAVADAS

Período de colaboração: Abril de 2014 – Julho de 2014

Ana Cavadas é Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da U.Porto e trabalhou na U.Porto Inovação no âmbito do projeto MARECON.PT – “Translating marine science into products and services for the Portuguese economy”. MARECON.PT é um projeto em parceria com o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, que tem como objetivo maximizar o potencial económico dos resultados de I&D. A Ana trabalhou na identificação e análise de tecnologias resultantes de projetos de I&D do CIIMAR, de forma a delinear estratégias de valorização e comercialização das mesmas, promovendo a inovação e o empreendedorismo na investigação marinha.

ANTÓNIO DO AIDO

Período de colaboração: Junho de 2012 - Março de 2014

António do Aido trabalha como consultor de tecnologia e energia em empresas multinacionais e ONG’s. Lidera o projecto PowerMill – renewable energy, mini power plants. Colaborou com a U.Porto Inovação como analista de tecnologia e de propriedade intelectual. Trabalhou no CERN no âmbito do projcto CLIC. Participou nos Voos Parabólicos da ESA. Vencedor do concurso ELGRA: Best European student microgravity experiment. Finalista no concurso ESA Success. Enquanto jovem investigador cientifico, trabalhou no laboratório FemtoLab, aonde escreveu a sua tese de licenciatura: Study of Slow Light effect in a Ruby Crystal. Estudou Engenharia Física e Engenharia Civil na Universidade do Porto.

ISABEL COUTINHO

Período de colaboração: Junho de 2013 – Dezembro de 2013

Isabel Coutinho é licenciada em Biologia e Doutorada em Ciências Farmacêuticas, Especialização Microbiologia, pela Universidade do Porto. Entre Junho e Dezembro de 2013, a Isabel optou por estagiar na U.Porto Inovação – uma oportunidade única de se familiarizar com o processo de proteção da propriedade intelectual e assim facilitar aplicações futuras como investigadora. Atualmente a Isabel é post-doc em Adelaide, Austrália, investigando novas abordagens de tratar o cancro da próstata. A vertente translacional da sua investigação beneficiara, sem dúvida, dos ensinamentos obtidos enquanto estagiária da U.Porto Inovação.

BRUNO MOREIRA

Período de colaboração: Maio de 2013 - Outubro 2013

Bruno Moreira estudou Engenharia Biomédica na Universidade do Minho, tendo-se especializado em Electrónica Médica. Desenvolveu a sua tese de mestrado na Universität Freiburg, ao abrigo do programa ERASMUS. Começou o seu percurso profissional como investigador assistente no Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), desenvolvendo um sistema de rastreio da doença de Fabry através de imagens de cromatografia. Neste momento encontra-se a trabalhar na Creative Bitbox, onde desenvolve software na área da visão por computador e conteúdos interativos.  

 

RITA SEABRA

Período de colaboração: Novembro 2011 – Dezembro 2012

Desde que se licenciou em Bioquímica pela Universidade do Porto em 2004 Rita Seabra tem trabalhado como investigadora científica, tendo obtido o seu grau de doutoramento em 2012 também pela Universidade do Porto. Rita desenvolveu competências maioritariamente na área de interacções planta-microorganismo tendo trabalhado no Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto (IBMC) e no Max Planck Institute for Plant Breeding Research em Colónia. Atualmente Rita é uma investigadora Pós-doc no IBMC.

RENATO VASCONCELOS

Período de colaboração: Junho de 2012 – Setembro de 2012

Renato Vasconcelos é um Associate Principal na InnoCentive, empresa líder em open innovation e crowdsourcing, onde trabalha com organizações dos setores privado e público na procura de soluções para os seus desafios mais proeminentes. O seu percurso inclui passagens por gabinetes de transferência de tecnologia, como a U.Porto Inovação e a Imperial Innovations. O Renato possui um PhD em Eng. Química pelo Imperial College, Londres (do qual resultaram 2 pedidos de patente) e uma licenciatura em Eng. do Ambiente pela Escola Superior de Biotecnologia.

DANIEL VASCONCELOS

Período de colaboração: Novembro 2011 – Abril 2012

Daniel Vasconcelos é aluno de doutoramento no INEB. Desde cedo no seu percurso académico tem estado ligado à investigação na área da saúde, tendo completado o mestrado integrado em bioengenharia na FEUP/ICBAS (U. Porto) em 2011. O Daniel tem procurado desenvolver soluções inovadoras na área da engenharia biomédica tendo colaborações com diversos laboratórios, hospitais e empresas em Portugal, França e Alemanha. A ortopedia e a medicina regenerativa são as suas áreas de interesse, as quais tem estudado quer como cientista quer como empreendedor.