O presente invento refere-se à concepção de duas sondas de ácido péptido nucleico (PNA) para detectar as bactérias Lactobacillus e/ou Gardnerella spp.. Estas sondas são aplicadas a um processo baseado em técnicas de biologia molecular, nomeadamente de hibridação fluorescente in situ (FISH).
Segundo o site Medscape, 1/3 das mulheres nos Estados Unidos sofre de vaginose baceriana (BV, sigla em inglês). Tanto Lactobacillus como Gardnerella spp. fazem parte da flora vaginal padrão, sendo por isso designados por comensais. Contudo, certas estirpes de Gardnerella spp. são virulentas provocando BV. Em 100% das mulheres com BV foi detectada a presença de Gardnerella spp.. No entanto, a Gardnerella foi detectada em 70% de mulheres saudáveis. Actualmente, o diagnóstico é do tipo diferencial baseando em observações durante o exame ginecológico bem como de citologia.
A tecnologia baseia-se numa sonda aplicada a um processo baseado em técnicas de biologia molecular, nomeadamente de hibridação fluorescente in-situ (FISH), aplicáveis na detecção de Lactobacillus e Gardnerella spp. em diversos tipos de amostras clínicas.
A eficácia das sondas de PNA e a sua especificidade notável, requer concentrações menores, e permite que a hibridização seja feita de forma mais rápida, reduzindo assim o tempo e o custo de cada teste.
Pharma industry