Alexandre Santos, Beatriz Oliveira, Maria Beatriz Oliveira, Pedro Bessa e Vicente Lora são os novos colaboradores da U.Porto Inovação, uma colaboração em part-time ao abrigo do programa UPinTech. Em novembro passado, a equipa da U.Porto Inovação reuniu-se para dar as boas-vindas aos quatro novos membros da família, que tiveram também oportunidade de receber formação acerca dos trabalhos que passarão a desempenhar.
As áreas de formação anunciadas para esta edição do programa UPinTech – que acontece com o apoio da Caixa Geral de Depósitos – foram Health e Manufacturing.
Começando, então, pela área Health, a coincidência desta edição: duas colaboradoras com o mesmo nome - Beatriz Oliveira - e a mesma licenciatura em Biotecnologia. Beatriz Oliveira frequentou a Universidade de Aveiro e está, neste momento, no segundo ano do Mestrado em Bioengenharia lecionado na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Já participou em projetos de investigação nas áreas de medicina regenerativa e disease modeling, estando atualmente a desenvolver a sua tese de mestrado sobre a interação entre cancro e sistema nervoso. Já Maria Beatriz Oliveira licenciou-se na Universidade do Minho. Durante o mestrado focou-se no uso de resíduos da indústria da cortiça e os seus compostos bioativos para tratamento de doenças de pela. Está, atualmente, no primeiro ano do programa doutoral de Ciências Biomédicas no ICBAS, focada no desenvolvimento de um tratamento para o acne através do uso de uma nova matriz natural.
Passando para a área de Manufacturing, Alexandre Santos é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Aveiro estando, agora, a frequentar o Mestrado em Engenharia Mecânica na FEUP com especialização em automação. Os seus interesses passam pelas áreas da robótica e inteligência artificial. Vicente Lora também se licenciou na FEUP, em Engenharia Informática e de Computadores. Assume-se como um fascinado por física, psicologia e pelo universo da computação.
Por fim, mas não por último, Pedro Bessa também se junta à equipa da U.Porto Inovação. É estudante de licenciatura em Matemática Aplicada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e tem interesse em inteligência artificial, finanças, empreendedorismo e música, procurando aplicar os seus conhecimentos na criação de soluções inovadoras.
Sobre o programa UPinTech
Já lá vão mais de dez anos desde que a U.Porto Inovação lançou o programa UPinTech. Desde então, mais de 70 pessoas colaboraram e receberam hands on training na unidade de transferência de conhecimento e empreendedorismo da U.Porto.
O principal objetivo do programa UPinTech é providenciar à comunidade estudantil e científica da U.Porto um contacto direto com as atividades de proteção e comercialização de tecnologias da U.Porto.
A U.Porto Inovação beneficia do trabalho de uma equipa altamente qualificada em proteção, transferência de tecnologia e empreendedorismo. Para saber mais sobre a oportunidade e as competências necessárias clique aqui.
Esta edição do programa UPinTech conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.