O EIT Health MedTech Bootcamp 2019 tem como objetivo dotar eficientemente equipas interdisciplinares de engenheiros jovens e ambiciosos e profissionais de saúde com um conjunto personalizado de ferramentas empreendedoras, um plano de negócios convincente e um forte networking de investidores para impulsionar as suas ideias promissoras e transformadoras na área da saúde do esboço ao mercado.
Quem se deve candidatar?
O programa é destinado a equipas de estudantes com Mestrado e/ou doutoramento e/ou pós-docs - bem como jovens profissionais - que têm uma ideia de negócio para um produto que ainda se encontra numa fase de investigação e desenvolvimento. Especificamente, este programa tem como alvos, projetos que alcançaram um technology readiness level (podendo ser traduzido como nível de prontidão tecnológica e abreviado como TRL) 2 (que corresponde a um conceito de tecnologia definido) ao 5 (que corresponde a uma tecnologia validada num ambiente relevante).
Programa
A 1ª fase ocorrerá nas start-ups Joseph e Zollhof, na Nuremberga, e UnternehmerTUM, em Munique, onde as equipas receberão um conjunto de ferramentas de design de negócios para desenvolver e implementar um plano de negócios sustentável e criar protótipos através da aplicação de métodos de design e gestão.
Na 2ª fase na FAU e no ZiMT em Erlangen, o programa irá focar na validação como sendo a chave de uma ideia de negócio e start-up bem-sucedida. Os participantes terão uma visão geral dos tópicos centrais em PI, licenciamento, reembolso e legislação sobre dispositivos médicos dentro do contexto das desigualdades internacionais dos sistemas de saúde europeus para melhorar a sua abordagem. O cenário empresarial da Medical Valley EMN oferece um ótimo ecossistema com profissionais de saúde, especialistas e cientistas para validar as abordagens iniciais das start-ups e obter um feedback direto de futuros utilizadores e clientes. As equipas terão acesso a testbeds e living labs e também irão beneficiar do amplo networking clínico do Medical Valley.
Depois de um mês de preparação, as equipas irão participar num roadshow sendo esta a 3ª fase do MedTech Bootcamp. Durante as 4 semanas seguintes, as equipas irão iniciar uma tour pela Europa para apresentar o pitch sobre a ideias da start-up a possíveis investidores. Cada paragem irá incluir um programa de 2 a 3 dias com diversos eventos de socialização e pitching, assim como meet-and-greets com especialistas. O caminho irá conduzir de Erlangen a Lodz (University of Medicine Lodz), Barcelona (IESE), Paris (Medicen Paris Region) e Coimbra (Instituto Pedro Nunes).
As equipas participantes receberão até 10.000 € por equipa para cobrir despesas de viagem, acomodação e outras despesas.
Mais informações sobre este programa podem ser encontradas no site do EIT Health MedTech Bootcamp 2019.
As candidaturas devem ser submetidas através da plataforma de aplicações EIT Health, disponibilizada pela Optimy. A inscrição requer a criação de uma conta EIT Health Optimy: eithealth.optimytool.com
Prazo de inscrição: 17 de junho