No passado dia 19 de novembro, a U.Porto, através da U.Porto Inovação, promoveu o “Workshop ODS”, uma sessão de capacitação e sensibilização para os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU. A iniciativa teve lugar no Auditório da UPTEC Asprela I e foi dinamizado pela Aliados Consulting

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU, têm ganho relevância nos últimos anos. Entidades públicas e privadas têm sido desafiadas a medir o seu impacto e definir estratégias que ajudem a alcançar melhorias nas condições de vida de milhões de pessoas.

Na sessão da U.Porto debateu-se a importância dos ODS e foram partilhadas ferramentas e casos de estudo sobre a aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pelas organizações. Além de uma contextualização sobre os ODS, a iniciativa foi muito prática e orientada para a implementação dos ODS e da Agenda 2030 nas organizações onde os/as participantes exercem a sua atividade profissional, nomeadamente empresas, startups, empresas Spin-off da U.Porto, mas também entidades públicas e privadas da área da inovação e empreendedorismo.

O formato presencial reuniu cerca de 40 participantes. O workshop, que teve a duração de 7 horas, foi ainda transmitido via streaming, contando neste formato com a participação de 180 pessoas.
Após o término dos trabalhos do workshop, foi realizada no mesmo local uma mesa-redonda alusiva ao tema “A sustentabilidade, o novo combustível do progresso”, que contou como intervenientes: Cátia Santana da Porto Business School, Pedro Lago da Sonae MC, Helena Antónia da Vintage for a Cause e Vasco Sousa como moderador.

Liderado pela U.Porto Inovação, o workshop de capacitação e sensibilização para os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU teve mais duas edições: uma no Alentejo, organizada pela Universidade de Évora, e outra no Centro do País, organizada pela Universidade de Coimbra, respetivamente nos dias 24 e 26 de novembro.

Estas ações decorreram no âmbito do projeto UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo, um consórcio formado por sete Universidades Portuguesas - Universidade do Minho (através da TECMINHO), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade da Beira Interior e Universidade de Évora. O consórcio, através do UI-CAN,  tem vindo a desenvolver diversas ações para a promoção do empreendedorismo e do espirito empresarial, junto destes ecossistemas universitários nacionais. O UI-CAN tem entre os seus diversos objetivos a mobilização de empreendedores/as, estudantes, professores/as, cientistas e a comunidade em geral para o empreendedorismo e para a importância de integrar a abordagem aos ODS nas suas empresas e organizações.

Espreite o vídeo oficial do evento!

O UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo é um projeto financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, União Europeia.