O Diretor de I&D da Sportmaster, um dos maiores retalhistas de desporto do mundo, visitou recentemente a Universidade do Porto no âmbito de uma missão de prospeção que tem em vista a expansão da empresa – sediada em Singapura e com uma posição de destaque nos mercados asiáticos e na Rússia – para a Europa e, em particular, para Portugal.

Ao longo de um dia, Vitali Lipik teve a oportunidade de visitar algumas das principais unidades de investigação e inovação da U.Porto, de forma a conhecer o   ecossistema da I&D e Inovação da Universidade e identificar e avaliar futuras parcerias em I&D.

Entre os espaços visitados incluíram-se a Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), o Laboratório de Biomecânica do Porto (Labiomep), na Faculdade de Desporto, ou a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto.

A  visita à UPTEC incluiu um encontro com responsáveis da Wisify, uma das spin-offs da U.Porto ali instaladas. (Foto: DR)

O percurso incluiu ainda uma passagem pelo complexo da Faculdade de Engenharia, onde o responsável da Sportmaster pôde conhecer de perto as atividades desenvolvidas no Laboratório de Processos de Separação e Reacção – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM), no INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, e no INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

Esta visita – que assinalou o regresso das sessões A2B organizadas pela U.Porto Inovação, em formato presencial – surge numa altura em que a Sportmaster equaciona abrir em Portugal um Centro de Investigação e Desenvolvimento (Centro de I&D) ou, até, trazer toda a sua atividade para o nosso país, se encontrar um ambiente favorável.

O Porto posiciona-se, assim, como um dos potenciais candidatos para, numa no futuro, receber um centro de inovação da marca. Da visita resultaram, para já, reuniões com representantes do ICBAS, do INEGI, do INESC TEC e das faculdades de Ciências, Desporto, e Engenharia da U.Porto.

Notícia escrita por Tiago Reis, do departamento de Comunicação & Imagem da U.Porto.