O mundo das patentes é, muitas vezes, desconhecido, fazendo com que cientistas e investigadores possam não saber que direitos têm sobre as suas criações, de que maneira as podem proteger e, preferencialmente, valorizar. Desde 2004 que a U.Porto Inovação é o local a recorrer, dentro da Universidade do Porto, para questões relacionadas com patentes, tendo já prestado apoio em centenas de processos passíveis de serem protegidos por esta via.

No entanto, é frequente existirem dúvidas junto do público-alvo da U.Porto Inovação e, por isso, a Unidade decidiu desenvolver mais uma ferramenta de apoio, neste caso uma brochura simples com as mais Frequently Asked Questions (FAQs) relacionadas com patentes. O objetivo é que quem contacta a U.Porto Inovação consiga esclarecer algumas dúvidas iniciais, de certa forma mais básicas, deixando as mais complexas e específicas para posteriores reuniões com elementos da Unidade.

“Esta nova publicação enquadra-se nas atividades de sensibilização sobre propriedade intelectual da U.Porto Inovação. Resume as dúvidas mais frequentes e procura descomplicar informação prática sobre patentes”, explica André Fernandes, diretor da U.Porto Inovação. Assim, nesta brochura (que, para já, existe apenas em versão online), estudantes, docentes, investigadoras e cientistas podem encontrar respostas a coisas como quanto tempo demora a patentear uma invenção, quanto tempo dura uma patente, quanto custa, se dá retorno financeiro, etc. Ao mesmo tempo, a brochura explica também a importância de proteger esse conhecimento (“Porquê patentear”) e o que é, na prática, uma patente.

“Pretendemos que a comunidade da U.Porto tenha acesso facilitado a informação sobre patentes e que comunique mais connosco para novos projetos de proteção e valorização da investigação que empreende!”, acrescenta André Fernandes.

A publicação pode ser consultada aqui. Brevemente será também disponibilizada uma versão em inglês.