“Deu-me competências que eu pensava que já tinha, mas não tinha e iniciou em mim um ‘bichinho’ que me vai dar motivação para saber mais coisas nesta área do empreendedorismo e startups”. As palavras são de Diogo Clemente, estudante da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e um dos participantes da primeira edição do CREATOR Lab, um evento organizado pela U.Porto Inovação e Porto Business School, com o alto patrocínio do Santander Universidades.

Apostando numa grande componente prática e de experimentação, o objetivo da iniciativa passa por fornecer aos participantes – estudantes do Ensino Superior de todas as áreas – um conjunto de ferramentas para que se tornem verdadeiros empreendedores.

Foi isso mesmo que mais de uma dezena de estudantes, das mais diversas áreas, pôde experimentar nos passados dias 6, 7 e 8 de fevereiro, na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, durante a primeira desta série de eventos de formação. Três dias em que aprenderam, ao longo de quatro módulos: o que é uma startup e quais as fases de desenvolvimento (Overview); como gerar ideias e como facilitar a criação de uma equipa (Formation); será que a equipa e o produto funcionam? (Validation); e  como escalar o negócio e a empresa (Scale).

Os formadores da Porto Business School aliaram tudo isto a uma forte componente prática de trabalho em equipa, prototipagem e atividades de design thinking em equipas multidisciplinares.

Como participar no CREATOR Lab?

Para participar no CREATOR Lab não é necessário ter já uma ideia de negócio. O propósito é, também, pôr os estudantes a pensar em situações irreverentes e eficazes para problemas hipotéticos. Nesse sentido, Cláudia Fernandes, da Faculdade de Desporto da U.Porto, refere que o CREATOR Lab foi uma experiência muito positiva e que “faria novamente para renovar as competências”.

As próximas edições do CREATOR Lab já estão a aceitar candidaturas. Terão lugar na Galeria da Biodiversidade, Pólo Zero e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

“Numa altura em que se respira o melhor momento do ecossistema empreendedor mas sabendo, ao mesmo tempo, que ele precisa de ser cuidado e renovado… que melhor maneira de o fazer que não inspirando os jovens estudantes?”, refere Cláudio Santos, da U.Porto Inovação.

Interessados em participar? Podem saber mais aqui.