A Tonic App, uma empresa spin-off da Universidade do Porto que trabalha na área da saúde digital, acabou de fechar uma ronda de investimento série A no valor de 10,85 milhões de euros. A ronda foi coliderada pela BlueCrow Capital e pela Iberis Capital, com contributos da Shilling VC e FSNB Health & Care e também da Vesalius Biocapital III, Armilar e Portugal Ventures.
“Este investimento vai permitir-nos fortalecer a nossa estratégia de Inteligência Artificial e também a entrada no mercado do Reino Unido ainda este ano. Queremos que a nossa plataforma médica seja líder na Europa”, revelam os membros da empresa em reação a este financiamento.
Daniela Seixas, cofundadora da Tonic App, acrescenta: “Este financiamento de capital de risco dá-nos uma vantagem sobre a nossa concorrência e, naturalmente, vamos aproveitar”. O objetivo é que a empresa esteja, em breve, a operar nos cinco maiores mercados da saúde europeus.
A Tonic App foi a primeira empresa na Europa a lançar um assistente virtual para médicos com tecnologia genAI, já utilizado por mais de 25 mil profissionais. A empresa espera que o assistente virtual seja certificado como dispositivo até setembro de 2024.
No segundo trimestre deste ano, a Tonic App vai lançar o Tonic Scribe, uma ferramenta que permite a transcrição e resumo automatizado de anotações clínicas.
Sobre a Tonic App
Fundada em 2016, a Tonic App chegou a ser carinhosamente apelidada de “Google para médicos”. A app criada pela spin-off da U.Porto reúne, num só lugar, todos os recursos profissionais e informações úteis para auxiliar os médicos no diagnóstico e tratamento dos pacientes. A ferramenta digital foi criada numa lógica de médico para médico e também possibilita a troca de informações entre colegas, para que estes se possam ajudar, por exemplo, a estabelecer um diagnóstico mais difícil.
Depois de um primeiro investimento seed da Portugal Ventures no valor de 100 mil euros em 2017, pouco tempo depois da criação da empresa, a Tonic App continuou a chamar a atenção de capitais de risco nacionais e internacionais e a conquistar o mundo. Em 2019, angariou 3,5 milhões de euros numa ronda de investimento série A coliderada pelo fundo luxemburguês Vesalius Biocapital Partners e pela portuguesa Armilar Venture Partners
Além disso, também soma prémios e distinções. Venceu o programa de inovação aberta da Novartis Techcare em 2017, conquistou o segundo lugar na maior feira de saúde do mundo em 2018, e foi nomeada pela revista Forbes como uma das 60 startups, lideradas por mulheres, nas quais vale a pena investir.
A plataforma da Tonic App já é utilizada por mais de 140 mil médicos em Portugal, Espanha, Itália e França. Entre os seus maiores clientes estão a AbbVie, MSD, Roche, AstraZeneca e Medtronic, além de empresas de recrutamento médico.