A Bandora Systems, startup incubada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, venceu o NOS Startup World, na categoria Deep Tech. A competição decorreu durante Building the Future, evento organizado pela Microsoft.

A Bandora tem vindo a ajudar os edifícios comerciais a operar com eficiência, manter os espaços confortáveis, detetar e notificar anomalias desde a sua criação. A empresa considera-se um Facility Manager Virtual, que, no fundo, faz a operação e manutenção dos edifícios. A startup pretende, ainda, que os edifícios se tornem 100% autónomos — através do uso de inteligência artificial —, ou seja, que não necessitem de intervenção humana para a sua gestão.

A tecnologia da startup conecta-se com qualquer sistema IoT (Internet of Things) que exista no edifício e recorre à inteligência artificial para ajudar a tomada de decisão do gestor, de forma a otimizar, em contínuo e em tempo real, o seu modo de funcionamento e dos equipamentos, como o AVAC (sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado) ou iluminação.

Além da Bandora, o NOS Startup World premiou também o Beyond Vision — categoria 5G — e o Anybrain — categoria Cibersecurity. Os vencedores da competição têm entrada direta no programa Microsoft for Startups, acesso a coworking no NOW_Beato e a possibilidade de codesenvolverem um projeto piloto com mentoria.

“A atribuição do prémio de startup do ano em Deep Tech por entidades de elevado relevo no plano tecnológico em Portugal — como a NOS e a Microsoft — é vermos finalmente reconhecido o nosso trabalho no desenvolvimento de uma solução inovadora, que pretende resolver o problema da elevada dependência energética dos nossos edifícios. Acreditamos que estamos a contribuir para a aceleração da descarbonização das cidades e estamos em linha com as metas mundiais de combate às alterações climáticas.”, afirma Márcia Pereira, CEO e cofundadora da Bandora.

A Bandora venceu o NOS Startup World, competição que decorreu no Building the Future, na categoria Deep Tech.

Notícia escrita por Isabel Silva, do departamento de Comunicação da UPTEC.