A Intuitivo, uma empresa spin-off da Universidade do Porto e atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, foi a grande vencedora da Startup Competition da Web Summit 2024, uma competição que contou com a participação de mais de 100 startups.

Escolhida pelo público e pelos especialistas do júri, a Intuitivo é uma EdTech que tem como missão apoiar as instituições de ensino na sua transformação digital, aumentar a produtividade dos professores e melhorar a experiência dos alunos.

Fundada por três antigos estudantes da U.Porto – João Guimarães, da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), Duarte Oliveira e Diogo Silva, da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) – em plena pandemia COVID-19, a Intuitivo é já a responsável pela digitalização das provas de aferição em Portugal. O objetivo da empresa é que os professores passem mais tempo a ensinar e menos tempo a avaliar, através da utilização de uma plataforma de avaliação digital focada em melhorar o processo de avaliação nas escolas.

João Guimarães, CEO e fundador da empresa, afirma que o prémio conquistado na Web Summit 2024 é “um grande reconhecimento”. Contudo, “não muda grande coisa, é continuar o nosso trabalho para continuar a crescer e seguir o nosso caminho”, adianta.

O júri do principal concurso de negócios da Web Summit destacou a Intuitivo por “quererem ser o melhor amigo dos professores”. Além da startup da UPTEC, foram ainda distinguidas a Scoutz e a GovGPT, de um total de 105 empresas avaliadas nesta 16.ª edição do maior evento tecnológico do mundo.

A Intuitivo é o segundo projeto da UPTEC a vencer a Startup Competition da Web Summit. Em 2021, a competição foi conquistada pela Smartex, também spin-off da U.Porto.

Notícia escrita em parceria com a UPTEC.