É uma lista mundial de 100 startups que se dedicam a criar soluções inovadoras para alguns dos maiores desafios do mundo. A edição de 2024 distinguiu a Smartex, uma spin-off U.Porto incubada na UPTEC que, desde a sua fundação, se tem dedicado a revolucionar a indústria têxtil através de sistemas de controle de qualidade alimentados por Inteligência Artificial (IA).
“É verdadeiramente inspirador sermos reconhecidos ao lado de tantas empresas inovadoras que trabalham de forma incansável para criar mudanças positivas no mundo. Esta distinção reforça a nossa missão e motiva-nos a avançar ainda mais nos nossos esforços para causar um impacto global”, referem os responsáveis da Smartex.
A tecnologia desenvolvida pela startup possibilita uma redução significativa do desperdício na indústria têxtil, melhorando a eficiência e garantindo uma maior sustentabilidade do setor. “Somos a primeira inovação no mundo a oferecer inspeção automatizada com IA nas fases iniciais da cadeia de abastecimento têxtil. Este avanço é crucial num setor tradicionalmente marcado por desperdícios elevados, tanto materiais como energéticos”, referem os membros da Smartex. O facto de a tecnologia possibilitar a deteção de defeitos em tempo real na produção faz com que se “reduza drasticamente o desperdício de recursos e aumente a eficiência, conseguindo aumentar a eficiência e contribuindo para uma indústria mais sustentável e moderna”, acrescentam.
Na opinião dos empreendedores, este tipo de reconhecimentos é muito importante: “Vivemos tempos desafiadores, onde é crucial destacar o trabalho que milhares de inovadores estão a fazer em todo o mundo”, referem. A Norrsken Impact/100 é uma iniciativa da Norrsken Foudantion, uma organização sueca. O objetivo é identificar e apoiar as 100 startups mais promissoras do mundo, tendo em conta o seu potencial para gerar mudanças significativas na saúde, educação, meio ambiente, acesso à energia, bem como em outras questões sociais e ambientais utilizando modelos de negócio inovadores.
Desde o nascimento da Smartex que estão focados em criar soluções práticas e inovadoras e continuam com uma missão muito clara em mente: transformar a indústria têxtil. Neste momento estão a desenvolver soluções que utilizam dados de alta qualidade para conectar as diferentes etapas da cadeia de abastecimento, promovendo a modernização e a digitalização do setor. Prometendo surpreender em 2025, a Smartex revela que o futuro passa por aprofundar o impacto das tecnologias e alargar a sua aplicação a outros setores desta industrial.
A imagem das empresas selecionadas nesta edição apareceu projetada na Torre Nasdaq, em Times Square (Nova Iorque) durante a Semana do Clima. Na opinião da Smartex este foi o “cenário perfeito” para mostrar estas 100 maneiras de melhorar o futuro, simbolizando a interseção ente tecnologia, negócios e sustentabilidade. “É disto que precisamos: pessoas e empresas dedicadas a criar soluções tangíveis e escaláveis para um futuro melhor”, concluem.