A Smartex, spin-off da Universidade do Porto e startup graduada da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, prepara-se para instalar um centro tecnológico em Maslak, na região de Istambul, um dos principais distritos comerciais de toda a Turquia.

Este novo passo na vida da startup portuguesa, especializada no desenvolvimento de soluções para reduzir defeitos têxteis, resulta da aquisição da TUVIS, uma empresa turca que disponibiliza recursos de Inteligência Artificial para controlar e aperfeiçoar o fator de qualidade na produção de têxteis.

Desde 2018, a Smartex desenvolve soluções de engenharia com o fim de ajudar os fabricantes de têxteis a melhorar o rendimento de produção e reduzir defeitos nas peças perto de 0%.  Agora, vai aproveitar as soluções de Inteligência Artificial da TUVIS para continuar a corrigir e monitorizar falhas no processo de produção das peças, reduzindo os gastos e desperdícios daquela que é a terceira indústria mais poluente do mundo

Segundo Gilberto Loureiro, cofundador da startup que nasceu na UPTEC, a aquisição da empresa turca “é um movimento estratégico para aumentar a nossa equipa de engenharia a nível internacional (…) e aumentar o nosso impacto na indústria têxtil a nível internacional”.

Note-se que a Turquia é dos fabricantes de indústria têxtil mais relevantes no mundo e no qual a Smartex já operava através da ERKO, um distribuidor local e que já tinha uma grande equipa de técnicos que se dedicavam a tempo inteiro.

Equipa vai crescer

Para o centro na Turquia, a Smartex vai contratar mais de 10 novos funcionários e apresenta, ainda, 75 vagas em aberto para o ano de 2023.

Estes novos colaboradores podem candidatar-se a cargos relacionados com service engineering (engenharia de serviço) e costumer success (relações entre empresa e cliente), entre outras.

A empresa portuense já conta com uma equipa de 91 funcionários, oriunos de 17 nacionalidades diferentes, que operam em áreas de engenharia, software, produto e operações, etc.

Smartex: do Porto para o mundo

Fundada por António Rocha, Gilberto Loureiro e Paulo Ribeiro, alumni da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), a Smartex conta hoje com clientes na Europa, Ásia Central, América do Sul e África. EM 2021, a empresa foi a grande vencedora da competição de startups da Web Summit.

Em novembro do ano passado, completou com sucesso uma ronda de financiamento da série A, obtendo 24,7 milhões de dólares (que, segundo a própria empresa, seria destinada e expandir o negócio geograficamente).

Esta série de investimento foi liderada por nomes prestigiados e reconhecidos, como a H&M, LIGHTSPEED VENTURE PARTNERS, KERING e, também, a portuguesa FABER.