Com o objetivo de criar uma rede transfronteiriça no âmbito marinho-marítimo, o projeto Sherpa do Mar elaborou um Mapa do Conhecimento euro regional onde estão reunidos diversos dados sobre os recursos técnico-científicos relacionados com o mar e disponíveis na região Galiza – Norte de Portugal.

Concretamente, a plataforma agrega informação sobre 99 organizações e equipas de investigação (86 da Galiza e 13 do Norte de Portugal) especializadas nas áreas de Observação do oceano e Alterações globais; Uso sustentável de recursos marinhos; Gestão integrada dos Oceanos; Engenharia (Portos, Infraestruturas e Energia) e Apoio à inovação e ao empreendedorismo. Do mesmo modo, contém dados de 5.194 investigadores (1.929 da Galiza e 3.265 do Norte de Portugal), 76 patentes, 259 projetos e 36 publicações, bem como 356 referências de serviços.

A extensa base de dados que constitui esta secção web é o resultado da recolha de informação sobre as equipas de investigação na área do mar e a sua principal produção científica, com base em critérios específicos de acordo com as características do ecossistema Sherpa do Mar. O trabalho foi coordenado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e nele colaboraram as universidades de Santiago de Compostela, A Coruña, Vigo e Porto. Os resultados deste trabalho foram recolhidos pelo Consórcio Zona Franca de Vigo, de onde se originou o desenvolvimento desta nova secção no site do projeto e para a qual contou com o apoio do grupo de investigação REDE da Universidade de Vigo.

Plataforma aberta a novos registos

Além de servir de fonte de informação, as páginas especificam as localizações dos organismos e equipas de investigação e facilitam o contacto com os responsáveis. O objetivo final é promover a criação de uma comunidade de conhecimento transfronteiriça em torno do mar, razão pela qual a base de dados está aberta a novas incorporações.

Desta forma, qualquer organização de I&D ou equipa de investigação da Galiza e do Norte de Portugal cujas linhas de trabalho se relacionem com a área marinha-marítima podem fazer parte deste Mapa de Conhecimento Eurorregional, inscrevendo-se através deste formulário. No caso de projetos ou publicações, os requisitos para aderir a esta diretoria, além dos já mencionados, é que estejam em andamento ou concluídos nos últimos 5 anos.

O Sherpa do Mar é um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP). A Universidade do Porto é parceira através da U.Porto Inovação, do CIIMAR e da UPTEC.