
Já se encontram abertas as candidaturas para o primeiro programa de liderança feminina para o empreendedorismo da Universidade do Porto. Pensado pela U.Porto Inovação em parceria com várias entidades parceiras, o SheLeads Ventures pretende capacitar e impulsionar o potencial de mulheres líderes.
O empreendedorismo feminino é um inequívoco motor de inovação, diversidade e impacto socioeconómico. Apoiando-se nesta visão, o objetivo é que as equipas criem, desenvolvam e validam as suas ideias transformando-as em negócios sustentáveis e com potencial de crescimento. É um programa totalmente gratuito para os projetos selecionados.
Ao longo do programa, as equipas selecionadas - lideradas obrigatoriamente por mulheres - vão participar num conjunto de módulos de formação levados a cabo pelos oito parceiros da iniciativa: Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Astrolábio, Caixa Geral de Depósitos, IES-Social Business School, Porto Business School (PBS), Rollercoaster e UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.
O programa tem como referência conceitos de inovação e empreendedorismo de base científica e tecnológica. Os módulos do programa SheLeads Ventures são desenhados para a validação e estruturação de modelos de negócio, recorrendo a ferramentas de design thinking e técnicas de preparação para o pitch day final.
Além dos módulos de formação levados a cabo pelos parceiros do programa, em jogo estão 4 mil euros em prémios (2 mil para a 1ª classificada, 1500 para a segunda e mil para a terceira) bem como acesso gratuito ao programa School of Startups: Foundations, da UPTEC. A primeira classificada terá ainda direito a uma consulta de empreendedorismo com a IES.
Como participar
As candidaturas à 1.ª edição do SheLeads Ventures abrem no dia 7 de outubro de 2025 e encerram no dia 30 do mesmo mês, às 18h00 (hora de Portugal continental).
Todas as mulheres – não só pessoas afiliadas à U.Porto, mas também - atualmente a liderar projetos inovadores nas áreas da ciência, tecnologia ou criatividade são convidadas a participar, desde que tenham 18 anos e cumpram os requisitos mencionados nas linhas orientadoras do programa.
É possível concorrer individualmente ou em equipa, com um máximo de cinco elementos. A candidatura tem que ser liderada por uma mulher, ainda que a inclusão de homens nas equipas seja bem vinda e valorizada.
Para mais informações, consultar a página do programa.







