Um sistema baseado em dados específicos de cada grávida, criado para prever e prevenir lesões maternas relacionadas com o parto apoiando a tomada de decisões médicas.
Teve lugar no passado dia 17 de outubro, no Auditório UPTEC Asprela I, a sessão de (in)formação “Como proteger via patente um resultado de investigação e como acomodar essa proteção no orçamento de proposta a financiamento”. O evento foi iniciativa do Serviço de Investigação e Projetos da Reitoria da Universidade do Porto (SIP) e contou com a participação, também enquanto coorganizadora, da U.Porto Inovação.
Depois das boas-vindas, que ficaram a cargo do Vice-Reitor Pedro Rodrigues, Evelyn Soto e Mónica Rodrigues, da U.Porto Inovação, tomaram o leme desta sessão de esclarecimento dirigida, principalmente, a investigadores e estudantes. Foram abordados conteúdos como “quais as formas de proteger uma invenção”, “o que é uma patente e como a manter”, “como submeter um pedido de patente”, e também questões relacionadas com os custos associados a um processo do género. Aproximadamente 40 pessoas participaram na formação.
Esta sessão aconteceu no âmbito do UI-TRANSFER, um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.
Para quem não teve a oportunidade de participar, a U.Porto Inovação está a programar mais ações de sensibilização e capacitação para a PI, ainda no âmbito deste projeto. Acompanhem os nossos meios!
Vencedores BIP PROOF 2025/2026
Projetos vencedores

Uma opção terapêutica para tratar complicações gastrointestinais, relacionadas com a diabetes, que explora a reutilização de medicamentos já conhecidos e aprovados.

Uma argamassa inovadora, sustentável e versátil, para fabrico digital (impressão 3D) que permite criar peças ou componentes com menor impacto ambiental e maior liberdade de design.

Uma terapia fisiológica, minimamente invasiva e individualizada, que tem como objetivo revolucionar o tratamento da hérnia discal apostando na modulação imunitária por design.i3S

Um programa de intervenção psicológica digital para a melhoria da saúde mental, sexual e da qualidade de vida de sobreviventes de cancro de próstata.

Uma solução limpa, segura e eficiente para a produção de hidrogénio e eletricidade diretamente em embarcações marítimas.

Uma alternativa aos atuais métodos de desinfeção nos sistemas de água que é segura, sustentável, sem consumo de energia e sem químicos nocivos.

Um modelo inovador que reproduz de forma realista a inflamação intestinal humana, permitindo testar terapias de forma mais preditiva e personalizada.

Uma tecnologia farmacológica inovadora para combater um dos maiores desafios da oncologia moderna: o cancro da mama triplo negativo, uma forma agressiva e resistente da doença.

Um biomarcador inovador na encefalopatia associada à sépsis nenatal, com utilidade clínica e capacidade de apoiar um diagnóstico mais precoce.

Um sistema inovador que, recorrendo a uma cinta confortável com sensores, permite monitorizar movimentos fetais em casa, durante o período da gravidez.







