Sendo uma das atividades do projeto Embrace o levantamento e análise de boas práticas em empreendedorismo social corporativo, os parceiros estão a apostar em formas de facilitar essa recolha. Assim sendo, o projeto irá beneficiar, com a contribuição da SNSPA – UNESCO Chair on Science and Innovation Policies – de uma ferramenta inovadora chamada Horizon Search Mechanism para identificar mais informação sobre Empreendedorismo Social Corporativo.

Empreendedorismo Social Corporativo (ESC) é um conceito relativamente novo, que cobre um conjunto diversificado de práticas da vida real. Partindo do pressuposto que determinadas práticas de ESC se refletem nos media mundiais, é necessário fazer uma análise exaustiva desses relatos escritos para identificar o máximo de casos possível procurando, ao mesmo tempo, tendências e traços em comum a todos eles. Para auxiliar neste processo, e principalmente para detetar “padrões mais subtis” que possam sinalizar padrões emergentes que estejam a passar despercebidos numa análise comum, este radar pode ser uma ferramenta valiosa.

Esta nova ferramenta utiliza inteligência artificial (Processamento de Linguagem Natural) para identificar padrões semânticos (palavras ou expressões) em textos de referência. A partir daí, é capaz de analisar qualquer base de dados de notícias e selecionar aquelas que dizem respeito a conteúdos semelhantes. O Horizon Search Mechanism permitirá identificar, num repositório de mais de 3 milhões de notícias relacionadas com inovação dos últimos anos, aquelas que podem ser consideradas bons exemplos.

Além disso, é ainda capaz de categorizar e organizar essa biblioteca de informação selecionada com base em critérios definidos pelo utilizador, como por exemplo setor de atividade ou localização geográfica.

Como funciona?

O processo inclui as seguintes etapas: criação de repositório de aprendizagem (em que um conjunto de textos exemplo é fornecido por todos os membros do projeto Embrace); identificação dos padrões recorrendo a Processamento de Linguagem Natural (PLN); extração automática de uma biblioteca de mais de 3 milhões de notícias compiladas em sites de inovação; avaliação humana dos resultados obtidos através de PNL; agrupamento dos exemplos de ESC por domínio (novas tecnologias, finanças, agricultura, etc); e, finalmente, agrupamento desses mesmos exemplos por país.

O Horizon Search Mechanism permite, então, obter uma cobertura mais ampla das práticas de ESC, ao mesmo tempo que dá uma estimativa da atual dimensão do fenómeno nos países parceiros do projeto Embrace. Ao mesmo tempo, contribui para uma melhor compreensão dos limites do conceito de empreendedorismo social nas empresas, uma vez que estará sujeito a avaliação humana, na pessoa dos diferentes parceiros, responsáveis por validar os diferentes exemplos das notícias.

Utilizando os relatos escritos deste inovador radar, os parceiros irão depois fazer uma análise exaustiva, tentando identificar o máximo de boas práticas no que ao Empreendedorismo Social Corporativo dizem respeito, aumentando exponencialmente o conhecimento sobre o tema. O resultado dessa recolha e análise pode substanciar de forma significativa o debate do consórcio do projeto Embrace sobre a dimensão, diversidade e limites do conceito de ESC.

O EMBRACE é um projeto co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia. A Universidade do Porto é um dos parceiros, através da U.Porto Inovação e do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP). Os restantes parceiros são: Waterford Institute of Technology (Irlanda), Vilnius Gediminas Technical University (Lituânia), DRAMBLYS (Espanha), Budapest University of Technology and Economics - BME (Hungria), National School of Political Studies and Public Administration (Roménia), Domhan Vision (Alemanha), Hellenic Management Association (Grécia), Digital Technology Skills Limited (Irlanda), e Hanze University of Applied Sciences, Groningen (Países Baixos).