De: 
24/07/2023
Até: 
10/08/2023

A U.Porto Inovação acaba de abrir nova fase de candidaturas para o programa UPinTECH. Este programa oferece a oportunidade de colaboração em part-time remunerado com a nossa equipa na proteção e comercialização dos resultados de investigação da Universidade do Porto. 

Nesta chamada procuram-se estudantes e cientistas da U.Porto para colaborarem em duas áreas: Health e Manufacturing.

Skills gerais:
  – Inglês fluente, escrito e oral;
  – Capacidade científica e técnica para interpretar e analisar resultados de investigação;
  – Mente analítica e capaz de apreciar e avaliar a originalidade de uma invenção;
  – Paciência e capacidade de prestar atenção ao detalhe, na pesquisa e análise de patentes;
  – Boa capacidade de escrita de relatórios claros e detalhados;
  – A experiência na pesquisa de bases de dados de publicações científicas e de patentes assim como na utilização de ferramentas de análise de patenteabilidade de invenções será considerada uma vantagem no processo de seleção;

Requisitos para a área Health:
Estudante de mestrado ou estudante de doutoramento ou investigador/a da Universidade do Porto nas seguintes áreas científicas: Química, Biologia, Biotecnologia, Bioengenharia, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Medicina;

Requisitos para a área Manufacturing:
Estudante de mestrado ou estudante de doutoramento ou investigador/a da Universidade do Porto nas seguintes áreas científicas: Ciência dos dados, Ciência da informação, Ciência dos Computadores, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Informática e Computação, Engenharia e Gestão Industrial, ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

As candidaturas estão abertas até ao dia 10 de agosto. Os interessados/as deverão enviar e-mail com o título em inglês “Call UPinTECH Programme” para upin@reit.up.pt, anexando o CV (em PT ou ENG) e informando a área de canditatura: Health ou Manufacturing. O CV deve ter, no máximo, duas páginas. Caso enviem carta de motivação, o documento deverá ter apenas uma página. O processo de seleção é realizado através da avaliação do CV e, se necessário, entrevista. A participação no programa UPinTECH reveste a forma de prestação de serviços. A U.Porto Inovação recomenda a quem estiver em regime de exclusividade que verifique previamente  se está em condições de integrar o programa.

Esta edição do programa UPinTECH conta com o apoio do DEEPINVENTHEI, um projeto europeu financiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia.

Vencedores BIP PROOF 2025/2026

Mais informações sobre os vencedores desta edição podem ser encontradas aqui.

Projetos vencedores

Um sistema baseado em dados específicos de cada grávida, criado para prever e prevenir lesões maternas relacionadas com o parto apoiando a tomada de decisões médicas.

Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI)

Uma opção terapêutica para tratar complicações gastrointestinais, relacionadas com a diabetes, que explora a reutilização de medicamentos já conhecidos e aprovados.

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)

Uma argamassa inovadora, sustentável e versátil, para fabrico digital (impressão 3D) que permite criar peças ou componentes com menor impacto ambiental e maior liberdade de design.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Uma terapia fisiológica, minimamente invasiva e individualizada, que tem como objetivo revolucionar o tratamento da hérnia discal apostando na modulação imunitária por design.i3S 

Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S)

Um programa de intervenção psicológica digital para a melhoria da saúde mental, sexual e da qualidade de vida de sobreviventes de cancro de próstata.

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Uma solução limpa, segura e eficiente para a produção de hidrogénio e eletricidade diretamente em embarcações marítimas.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Uma alternativa aos atuais métodos de desinfeção nos sistemas de água que é segura, sustentável, sem consumo de energia e sem químicos nocivos.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Um modelo inovador que reproduz de forma realista a inflamação intestinal humana, permitindo testar terapias de forma mais preditiva e personalizada.

i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S)

Uma tecnologia farmacológica inovadora para combater um dos maiores desafios da oncologia moderna: o cancro da mama triplo negativo, uma forma agressiva e resistente da doença.

Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE)

Um biomarcador inovador na encefalopatia associada à sépsis nenatal, com utilidade clínica e capacidade de apoiar um diagnóstico mais precoce.

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)

Um sistema inovador que, recorrendo a uma cinta confortável com sensores, permite monitorizar movimentos fetais em casa, durante o período da gravidez.

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC)