A capital de risco Portugal Ventures reforçou recentemente o seu portfólio com mais 43 startups, o que corresponde a um investimento total de 6,6 milhões de euros. A ação acontece no âmbito da Call INNOV-ID, lançada em maio de 2020, que recebeu mais de 100 candidaturas. Entre as jovens empresas selecionadas para receber financiamento estão seis empresas nascidas no seio da Universidade do Porto.

O destino do financiamento passa por fazer crescer equipas, acelerar produção ou proteger a propriedade intelectual. “Com este investimento decidimos fazer crescer a equipa, nomeadamente acelerar a resposta aos clientes”, refere Márcia Pereira, CEO da Bandora, uma das empresas spin-off U.Porto escolhidas. A Bandora é uma aplicação de Inteligência Artificial para a gestão energética dos edifícios.

Também a Bioworld e a Corium Biotech, ambas incubadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, foram selecionadas para integrar o portfolio da Portugal Ventures. Os representantes da Bioworld — empresa que cria soluções em polímeros biodegradáveis a partir de resíduos orgânicos para uma economia sustentável — vão aplicar o financiamento no registo da patente, reforçando a implementação do polímero no mercado.

Já no caso da Corium Biotech, que se dedica à bio-produção de couro exótico, no sentido de respeitar tanto o ambiente como o bem-estar animal, esta aposta da capital de risco permitiu “passar da fase de conceito à fase de desenvolvimento do protótipo”. Isto numa área – a biotecnologia – em que os custos associados aos protótipos são consideráveis, é uma mais valia para a jovem startup.

No domínios da saúde, duas empresas spin-off  daU.Porto captaram o interesse da Portugal Ventures. A inSignals Neurotech, por exemplo, tenciona investir agora numa solução para apoiar cirurgias de estimulação cerebral em pacientes com Parkinson. A spin-off nascida no INESC TEC recebeu um financiamento de 100 mil euros. Já a Wisify, que desenvolve soluções tecnológicas para apoiar os profissionais das áreas médica, nutrição e desporto, tenciona fazer crescer a equipa e apostar “na produção da versão low cost do Lipowise”, um dos dispositivos médicos em que estão a trabalhar há mais tempo.

Por fim, mas não por último, também a Eptune Engineering vai aproveitar a aposta da Portugal Ventures para “acelerar o desenvolvimento de produto e entrada no mercado”, refere João Pedro Loureiro. A empresa, atualmente incubada na UPTEC e que recebeu o selo spin-off U.Porto em 2020, dedica-se a desenvolver produtos e serviços de engenharia para o mercado aeroespacial e eólico.

Esta não é a primeira vez que a Portugal Ventures aposta no conhecimento gerado na Universidade do Porto. Do portefólio da sociedade de capital de risco já faziam parte 15 empresas com ligação à Universidade: Abyssal, Addvolt, Azitek, Barkun, Berd, Codavel, DefinedCrowd, Didimo, Doppio, Immunethep, Jscrambler, Mice, Noocity, Probely e TonicApp.

Com esta nova ronda, a presença da U.Porto ultrapassa as 20 empresas.