14/10/2024
22/10/2024

No próximo dia 22 de outubro, pelas 09h00 (hora de Lisboa), o Observatório de Patentes e Tecnologia do Instituto Europeu de Patentes organiza um evento online dedicado ao tema “Patentes e inovação nas universidades europeias.”

Esta sessão, que assinala o primeiro aniversário do Observatório, será uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos sobre como transformar a investigação académica em valiosos ativos de propriedade intelectual, bem como para fortalecer conexões dentro do ecossistema de inovação europeu.

Peritos oriundos de 16 nacionalidades, incluindo Portugal, participam neste projeto.

Ao longo do evento:

• Será apresentado um estudo sobre a concessão de patentes com origem no meio académico em toda a Europa, destacando o papel central que as universidades desempenham na transferência de tecnologia e inovação.
  • Será disponibilizada a versão mais recente da ferramenta Deep Tech Finder, onde passa a ser possível visualizar os pedidos de patentes europeias apresentadas por universidades e spin-offs universitárias.
  • Haverá igualmente painéis de discussão, workshops com figuras chave do panorama académico internacional, economistas de renome, profissionais de transferência de tecnologia e responsáveis políticos.

Para assistir é necessário efetuar inscrição através deste link. Aqui pode também ser consultada a agenda do evento.