Continuando a cultivar o espírito A2B (Academia to Business) membros da U.Porto e Institutos Associados realizaram uma visita à empresa Mercatus, especializada na produção de soluções de refrigeração para o canal HORECA (hotéis e restauração).Ao todo, foram sete os visitantes de centros de I&D da U.Porto que, conduzidos por João Alves Dias (Administrador para o marketing, área comercial e qualidade) e Victor Alves (Director Técnico da empresa) ficaram a conhecer as ideias e problemas  da Mercatus, expostas inclusivamente por responsáveis de produção, de desenvolvimento de produto e de exportação, mostrando o empenho das várias áreas da empresa nesta iniciativa de aproximação à U.Porto e Institutos Associados, na esperança de encontrar soluções conjuntas para desafios identificados.

O interesse da empresa foi demonstrado desde o início do diálogo com a UPIN – Universidade do Porto Inovação, que organizou a A2B na Mercatus. A Mercatus encara este tipo de iniciativas de vital importância para a nossa organização”, além disso “fará com que os nossos alunos, profissionais e empresas tenham uma visão mais realista dos atuais desafios industriais e das novas tecnologias  e teorias que se difundem nas Universidades”, afirmou Victor Anjos.  Segundo João Alves Dias a vontade crescente em continuarem competitivos através da I&D e inovação potenciou ainda mais o interesse da Mercatus nas mais-valias que a Universidade pode oferecer.

Os temas abordados passaram, principalmente, pela eficiência energética dos produtos da Mercatus, pela utilização de materiais ecológicos e pela otimização do processo de produção. Do lado da U.Porto e Institutos Associados marcaram presença investigadores do IDMEC, especialistas em desenvolvimento de produto e em energia térmica, do IFIMUP, da área dos materiais, do INEGI, da área de desenvolvimento de produto, processo e tecnologias, e do INESC Porto, que referiram possibilidades de colaboração nas áreas de sistemas de produção, sistemas de informação, automação e robótica.  João Pedro Araújo, por exemplo, apresentou o IFIMUP e indicou alguns exemplos de projetos de colaboração com empresas focando-se nas competências na área dos materiais, que poderão ser interessantes para esta eventual colaboração com a Mercatus.

A Mercatus

É uma média empresa que exporta 95% da sua produção, estando neste momento a vender para 41 países. Possuem duas unidades de produção em Portugal e as suas prioridades do momento são o design, a eficiência energética e as soluções amigas do ambiente: “Relativamente ao ODP (Ozone Depletion Potential) já há mais de 15 anos que não utilizamos qualquer refrigerante deste tipo (proibidos na Europa desde Janeiro de 2011”, exemplificou Victor Anjos.