De: 
29/05/2019
Até: 
31/05/2019

Iniciativa pretende oferecer aos empreendedores os benefícios dos living labs e das test beds, para que eles possam desenvolver produtos em fase de comercialização, com elevando rendimento e alta probabilidade de sucesso. Os living labs e test beds são ecossistemas de inovação aberta, onde stakeholders, incluindo profissionais de saúde e pacientes, cooperam no desenvolvimento de soluções para desafios na área da saúde. Os living labs apoiam o processo de inovação ao longo das diferentes fases da cadeia de valor, incluindo a ideação, cocriação, validação e scale-up.

Quem se deve candidatar?

O programa está aberto a qualquer start-up, pequena ou média empresa (PME), empreendedor ou projeto de inovação europeu que pretenda melhorar o seu produto através da validação, cocriação e ideação com o usuário final e num ambiente real.

Todas as organizações que procurerm melhorar os seus produtos são convidadas a trabalhar com a EIT Health living labs network. Esta rede apresenta uma cobertura geográfica em toda a Europa e uma ampla cobertura de áreas temáticas, como MedTech, Saúde Digital ou e-health, permitindo que um grupo diversificado de organizações beneficie da rede.

 

Programa

O programa Living Labs and Test Bed para acelerar start-ups e PMEs é constituído por quatro fases:

  • Convocatória anual (seis datas-limite, bimensalmente): Anualmente, start-ups e PMEs da Europa podem solicitar acesso aos serviços da rede europeia de living labs e test beds focados no domínio da saúde, e ao EIT Health living labs network.
  • Análise de candidaturas e necessidades: Um grupo de especialistas do consórcio de projetos analisa as candidaturas, realiza uma análise de necessidades e seleciona os living labs e test beds que melhor se adequam ás necessidades do candidato;
  • Matchmaking e contato: Esta fase existe para concordar sobre, definir e organizar o serviço específico a ser fornecido;
  • Acompanhamento: Tanto o living labs ou test beds como a start-up serão supervisionadas por um especialista em living labs, que é responsável pelo network do projeto e acompanhar o processo. Os especialistas irão recolher informações para avaliar o funcionamento adequado do programa e farão as melhorias necessárias.

Mais informações sobre este programa podem ser encontradas no site do the EIT Health Living Labs and Test Beds.

As candidaturas devem ser submetidas através da plataforma de aplicações EIT Health, disponibilizada pela Optimy. A inscrição requer a criação de uma conta EIT Health Optimy: eithealth.optimytool.com

Prazo de inscrição: Foram estabelecidas ao longo do ano datas limite para submissão de candidaturas. O próximo prazo de inscrição é 31 de maio de 2019. As restantes datas serão anunciadas em junho.