No passado dia 31 de março teve lugar a 1ª edição da Jornada Transfronteiriça de Networking entre Empresários e Cientistas da Universidade do Porto e da Universidade de Santiago de Compostela. O evento foi organizado pela ANJE e pela Universidade do Porto e decorreu no âmbito do projeto Spin Up, que tem como propósito fomentar a criação de spin-offs e start-ups a partir de resultados de investigação. Estiveram presentes perto de 50 pessoas, entre cientistas, empresários e membros da organização da jornada.

As boas-vindas foram protagonizadas por Luís Vale (Diretor Nacional da ANJE), Joana Resende (pró-reitora da Universidade do Porto) e José Luis Villaverde (Diretor da Valorização, Transferência e Empreendedorismo da Universidade de Santiago de Compostela).  Todos foram unânimes em considerar imperiosa a ligação do meio empresarial ao meio académico, bem como no atual empenho dos cientistas em colocar a ciência ao serviço das empresas.

Seguiu-se o primeiro painel da tarde, que contou com a presença de Katiuska Cruz. A Coordenadora da Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo da ANI – Agência Nacional de Inovação abordou a importância, no contexto atual, da I&D e Inovação para as empresas, na perspetiva de melhorar a sua performance. Foram também apresentados os instrumentos financeiros que a ANI disponibiliza para o efeito.

A Universidade do Porto e a Universidade de Santiago de Compostela apresentaram, depois, dois casos de estudo onde está patente a transferência de conhecimento e tecnologia do meio académico para as empresas. No caso específico da U.Porto, por exemplo, o investigador da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Carlos Manuel Pereira, e o Diretor-Geral da SARSPEC, Ricardo Sousa e Silva, deram nota da perfeita simbiose entre as duas organizações, demonstrando o que de melhor se faz na indústria com a investigação desenvolvida no meio académico. Ambos os casos de estudo espelharam a necessidade do reforço da inovação nas empresas enquanto fator critico para a sua sustentabilidade, num quadro de profunda incerteza, imprevisibilidade, rápida evolução da tecnologia e inegável mutação do mercado.

Importância de unir os dois mundos

A segunda parte do evento contou com sessões de networking entre empresários e cientistas, fruto de uma pesquisa exaustiva da organização do evento para encontrar ligações ideais. O objetivo em mente foi sempre juntar, a uma determinada empresa inscrita no evento, o/a cientista que possua o conhecimento necessário à prossecução do objetivo da empresa ou até que tenha já desenvolvido, ou esteja a desenvolver, uma tecnologia que dê resposta ao que a empresa procura.

Os encontros revelaram-se muito profícuos, tendo muitos deles resultado na marcação de novas reuniões, o que indica que o caminho começa a ser trilhado.

Em suma, toda ao a Jornada Transfronteiriça de Networking teve como foco a importância da ligação entre empresas e universidades, demonstrando-se que o conhecimento gerado no meio académico não está só ao alcance de grandes empresas. É imperioso valorizar o conhecimento produzido nas universidades as quais, cada vez mais, procuram produzir ciência para alavancar a competitividade das empresas.

A ligação entre os dois meios depende, essencialmente, de as empresas estarem motivadas para identificar as principais áreas científicas e tecnológicas relacionadas com os problemas e desafios que pretendem resolver, por via da investigação. E, por outro lado, os cientistas terão todas as vantagens em serem suficientemente ágeis e pragmáticos no processo devendo ser, também, compensados pelo trabalho árduo desenvolvido.

A iniciativa será para repetir ainda este ano. Mais informações em breve.

As jornadas transfronteiriças são uma atividade enquadrada no SPIN UP, um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP). O SPIN UP pretende aumentar a transferência de tecnologia para o mercado nas regiões do Norte de Portugal e Espanha.