No âmbito da Estratégia GovTech da Justiça, apresentada recentemente pelo Ministério da Justiça, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) encontra-se a promover a 1ª Edição do Desafios Justiça, através da qual procura uma solução para uma ferramenta de pesquisa conceptual entre marcas.
Para além de identificar a coincidência textual, fonética e de imagem, esta ferramenta deverá permitir detetar automaticamente a identidade ou semelhança conceptual entre duas marcas.
Com este Desafio, o INPI pretende fomentar a transformação digital do atual sistema de pesquisas para inovar na gestão da sua atividade e aumentar a eficácia dos seus serviços.
Dirigida a startups, universidades e centros de investigação, a iniciativa Desafios Justiça funciona como um concurso de ideias inovadoras para responder a necessidades concretas de entidades da esfera da Justiça.
Trata-se de uma oportunidade para potenciar o intercâmbio, fomentar sinergias e estimular a criatividade em processos de coinovação entre o setor público da Justiça e o ecossistema de inovação e empreendedorismo, nacional, europeu e internacional, para efeitos de experimentação e teste de ideias.
Certos de que juntos podemos ir mais longe na transformação da Justiça, muito agradecemos a V/ colaboração na divulgação desta iniciativa, enviando, para tal, em anexo, alguns materiais de comunicação.
O prazo para submissão de candidaturas é 17 de abril de 2023 e os candidatos poderão encontrar o formulário eletrónico de candidatura, bem como toda a documentação necessária na página em govtech.justica.gov.pt. Entre outros requisitos de admissibilidade, encontra-se a apresentação de uma prova de conceito (POC) que demonstre a aplicabilidade e a operacionalidade da ideia.
Após a seleção de candidaturas, será realizada uma sessão pública para a apresentação final das ideias mais inovadoras.
O INPI encontra-se disponível para esclarecimentos adicionais através do endereço de email desafios.justica@inpi.pt