João Magalhães, licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), acaba de assumir uma posição de destaque na administração executiva mundial da H.B. Fuller, empresa americana líder global de produção de adesivos industriais.
Desde o início de março, o alunus da FEP desempenha a função de Vice-Presidente Sénior de Adesivos para Engenharia, gerindo as áreas de eletrónica, mobilidade, aeroespacial, e-power e clean energy. Esta nomeação, já anunciada à Bolsa de Nova Iorque, torna-o o único europeu a fazer parte da administração da multinacional.
Natural do Porto, João Magalhães, de 45 anos, iniciou a sua carreira na Sonae, onde trabalhou durante uma década em diversas funções de gestão. Em 2012, ingressou na H.B. Fuller, onde teve uma trajetória ascendente: ocupou cargos de liderança em segmentos como mobilidade, madeira e compósitos, montagem durável na região EIMEA e adesivos para construção na Europa e foi também administrador da H.B. Fuller Portugal. O seu percurso inclui ainda a gestão de operações, análise de dados e integração de negócios.
João Magalhães foi também fundador da Wegho, uma empresa spin-off da Universidade do Porto. A Wegho nasceu em 2017 pela mão de dois irmãos (Carlos Magalhães e João Magalhães) e um primo (Luís Machado). Desenvolveram, em conjunto, uma plataforma online que presta serviços de limpeza doméstica e que conta com mais de 8.000 utilizadores registados.
Com esta nomeação, João Magalhães junta-se a um grupo restrito de gestores portugueses que alcançaram cargos de relevo na liderança executiva de grandes empresas americanas, reforçando o reconhecimento internacional da formação de excelência proporcionada pela FEP.
Sobre a H.B. Fuller
A H.B. Fuller, com sede em Minnesota, EUA, é um dos maiores fabricantes mundiais de adesivos industriais, com um portefólio de mais de 20.000 produtos destinados a setores como construção, engenharia, eletrónica, higiene e embalagens alimentares.
A empresa conta com 81 unidades industriais em 26 países, empregando cerca de 7.500 colaboradores e registando uma receita de 3,57 mil milhões de dólares em 2024.