iUP25k 2025 - Concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto premiou as seguintes ideias:

 

1º lugar: OnCure Therapeutics

Uma alternativa não tóxica à quimioterapia para o cancro de mama triplo negativo, a forma mais letal de cancro de mama.

A comunidade científica já tem bastante conhecimento sobre a heterogeneidade da doença, mas ainda faltam terapias direcionadas, fazendo da quimioterapia o tratamento principal. E isso impacta de forma severa a qualidade de vida dos doentes. Os vencedores do iUP25k acreditam que o seu projeto marca “uma mudança rumo à oncologia de precisão, com muito menos efeitos colaterais” do que a quimioterapia, o tratamento convencional para o TNBC e outros cancros

Da equipa de investigação fazem parte Sandra Tavares e Andreia Silva do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S) e o investigador António Ribeiro, do LAQV/REQUIMTE e da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP). 

 

2º lugar: AlloPharma Research

 Um projeto que tem em vista o desenvolvimento de terapias de nova geração para a doença de Parkinson com menos efeitos secundários. Pode também servir no tratamento de outros distúrbios relacionados à dopamina, “por meio da modulação precisa da atividade do recetor de dopamina D2”, explicam os investigadores.

O objetivo da inovação é “aumentar a eficácia dos tratamentos convencionais, reduzindo significativamente os efeitos secundários das terapias.

Da equipa de investigação fazem parte Ivo Dias, Xavier Correia e Hugo Almeida, todos investigadores do LAQV/REQUIMTE, na FCUP.

 

3º lugar: AI4BirthCare

A inovação tem como objetivo prever e prevenir lesões relacionadas com o parto, auxiliando na tomada de decisões médicas.

O sistema baseia-se em dados e utiliza informações específicas de cada paciente, combinando inteligência artificial (IA) e simulações biomecânicas “para avaliar os riscos de lesão pélvica antes do parto”, explicam os investigadores. “Ao identificar riscos e indicar os locais mais prováveis de lesão, permite que os médicos obstetras optem por intervenções direcionadas melhorando, assim, os cuidados de saúde materna”, acrescentam.

Da equipa fazem parte Rita Moura, da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), Daniel Fidalgo e Dulce Oliveira, do INEGI, e Mafalda Neves, do Hospital São João.

 

Esta edição do iUP25k contou com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da UPTEC e da Astrolábio.