O iUP25k 2024 - Concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto premiou as seguintes ideias:
1º lugar: FarFun
São mais de 530 milhões de pessoas que vivem com diabetes em todo o mundo. Esse número é particularmente preocupante se visto na perspetiva de “em 2045, um em cada oito adultos sofrerá de diabetes”. Um cenário que inspirou a equipa a criar uma "farinha funcional" que promete mudar a vida destes doentes.
É uma combinação de cereais (trigo, centeio, milho) com um ingrediente bioativo obtido em algas marinhas, que resultará numa farinha para a produção de pão adaptado às restrições alimentares dos diabéticos
Da equipa de investigação fazem parte Fátima Fernandes, da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) e do LAQV@REQUIMTE, Graciliana Lopes (CIIMAR), Mariana Barbosa (UCIBIO/NOVA Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa), Ricardo Cardoso (FEUP) e Patrícia Valentão (FFUP/LAQV@REQUIMTE).
2º lugar: BodyBoost
Uma solução única para corrigir e também prevenir lesões musculoesqueléticas em profissionais de saúde.
Baseia-se na recolha de dados em tempo real e é equipada com algoritmos de aprendizagem automática.. O principal objetivo é, em primeiro lugar, promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, mas também reduzir significativamente os períodos de baixa médica dos profissionais por motivo de lesões.
Da equipa de investigação fazem parte Marta Campos Ferreira (FEUP e INESC TEC), Ana Sofia Teixeira (FEUP) e Carla Sílvia Fernandes (Escola Superior de Enfermagem do Porto)
3º lugar: UPWIND
Um gerador portátil e de rápida instalação para produção de eletricidade com base em energia renovável eólica”, apresentam.
Segundo os investigadores, “as necessidades de energia elétrica atuais não estão adequadamente satisfeitas em muitos locais onde a rede elétrica não está disponível ou é insuficiente”. Falamos, por exemplo, de comunidades remotas ou sítios com necessidades temporárias de eletricidade como construções, minas, ou locais de eventos. Os geradores a combustível que, por norma, são utilizados nestas situações, além de muito poluentes têm elevados custos de operação. E foi esta a motivação principal para a criação do UPWIND, que proporcionará energia elétrica de forma limpa, com portabilidade, baixo custo operacional e sem necessidade de reabastecimento de combustível.
Da equipa fazem parte Fernando Fontes, Luís Tiago Paiva, Manuel C.R.M. Fernandes e Sérgio Vinha, todos investigadores do SYSTEC – Centro de Sistemas e Tecnologias da FEUP.
Esta edição do iUP25k contou com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e da UPTEC.