BIP Acceleration 2024 premiou as seguintes ideias:

1º lugar: MYLeukaemia

uma plataforma que recria, em laboratório, um “avatar” da medula óssea humana, usando tecnologia de ponta chamada “Organ-on-Chip”.

Este avatar permite testar, de forma ex vivo (fora do corpo), como as células cancerígenas de cada doente reagem a diferentes medicamentos. Desta forma, será possível prever qual o tratamento mais adequado para cada paciente, com base numa análise personalizada. O projeto já provou que os avatares de medula óssea humana recriam fielmente muitas das alterações patológicas observadas nos doentes com leucemia.

Da equipa fazem parte Hugo Caires (i3s), Sílvia Bidarra (i3s), Mariana Magalhães (i3S/FEUP), Hugo Prazeres (i3s) e Cristina Barrias (i3S/ICBAS).

 

2º lugar: UPWIND

Uma tecnologia que proporcionará energia elétrica de forma limpa, com portabilidade, baixo custo operacional e sem necessidade de reabastecimento de combustível. “Um gerador portátil e de rápida e fácil instalação para produção de eletricidade com base em energia renovável”, diz Fernando Fontes, investigador da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e líder do projeto.

Da equipa fazem parte também: Luís Tiago Paiva, Manuel Fernandes, Sérgio Vinha, Rui da Costa, Conrado Costa e Gabriel Fernandes, todos da FEUP; Dalila Fontes, da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP); e Luís Roque, do Instituto Superior de Engenharia do Porto – ISEP.

 

3º lugar: OCEAN-SLIM-G

Uma goma eficaz e segura, inspirada no oceano, para reduzir o apetite e combater o excesso de peso. A criação deste produto inovador teve como motivação a crise global da obesidade, associada a grandes riscos para a saúde como diabetes, doenças cardiovasculares, cancro ou declínio cognitivo.

Foi desenvolvido nos laboratórios do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto (CIIMAR) por Ana Catarina Fonseca, Ana Rita Vieira, Filipe Henriques, Mariane Bittencourt Fagundes e Ralph Urbatzk.

 

O BIP Acceleration 2024 teve o apoio da Caixa de Geral de Depósitos e a parceria da Porto Business School e da UPTEC.