Chama-se Explicas-me pode ser utilizado por qualquer aluno para marcar sessões de explicações, em qualquer lugar. Plataforma tem o selo Spin-off U.Porto e foi criada para intermediar a interação entre alunos e explicadores, permitindo a marcação de sessões com filtros por disciplina, distância e até rating do explicador. Neste momento, o website tem mais de 10 mil explicadores registados.

A ideia para criar esta solução inovadora surgiu de uma necessidade concreta identificada por cinco empreendedores da Universidade do Porto: “Encontrar o explicador ideal de forma célere, segura e eficaz”, referem. Cada vez mais os alunos procuram serviços de explicação para colmatar as suas necessidades particulares, motivados pela competitividade crescente no ensino português, desde o ensino secundário ao universitário. O Explicas-me permite-lhes transportar um processo, que maioritariamente ocorria com recurso a conexões pessoais, para o meio digital, onde podem beneficiar de mais informação e escolher online o explicador certo para as suas necessidades educativas de forma cómoda e sem sair de casa.

Na plataforma os alunos podem encontrar toda a informação relevante para fazer uma reserva: preço, distância, classificação e também o currículo e avaliações de outros alunos desse mesmo explicador ou centro. As disciplinas mais procuradas são matemática, português, inglês, física, química, história, geometria descritiva ou programação. Ensino Superior e Secundário são os graus de escolaridade com maior oferta e procura de explicações.

Após três anos consecutivos como líder de mercado e cobrindo atualmente todas as áreas de estudos desde o 1º Ciclo ao Ensino Superior, o Explicas-me vai mais longe e disponibiliza agora uma nova Sala Virtual com todas as ferramentas necessárias para poder frequentar uma explicação online produtiva e didática.

O registo na plataforma é gratuito e dá direito a um período experimental (que termina no momento em que recebe o primeiro contacto de novo aluno). Mais informações em: www.explicas.me