Teve lugar no passado dia 20 de junho, nas instalações da UPTEC, mais um encontro do The Circle – o grupo de empresas spin-off da Universidade do Porto. Ao todo, 15 empresas do clube marcaram presença na sessão.

As boas-vindas ao grupo foram conduzidas por Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da Universidade do Porto para a Investigação e Inovação. Seguiu-se um momento de apresentação do Serviço de Investigação e Projetos da U.Porto, representado por Sónia Pereira, que mostrou aos presentes que tipo de apoio poderão dar às empresas spin-off.

Uma das novidades anunciadas na sessão foi a nova parceria do The Circle: a Câmara Municipal do Porto (CMP). Representada por Teresa Marcos, chefe da divisão municipal de empreendedorismo da CMP, a instituição considera que esta parceria é “mais um passo importante rumo ao desenvolvimento económico e à consolidação do empreendedorismo na região”.

Como momento de interação entre os participantes, foi pedido às empresas presentes que, num minuto, em formato fast pitch, expusessem um desafio de investigação com o qual se têm visto confrontados recentemente. Depois das 15 apresentações “flash” os parceiros do The Circle reuniram para escolher os vencedores, que irão agora receber apoio para tentar ultrapassar esses mesmos desafios.

A Câmara Municipal do Porto, na pessoa de Teresa Marcos, escolheu o desafio apresentado pela i-sensis perfume design, que consiste no desenvolvimento de fragrâncias à medida e também em descobrir de que forma as fragrâncias se propagam num determinado espaço ou ambiente. Já a Porto Business School, representada por Ana Mendes, escolheu a My Green App, cujo desafio apresentado se centra na pegada de carbolo.; Por fim, mas não por último, a UPTEC, representada por Susana Pereira, interessou-se pelo desafio apresentado pela Visblue, relativo ao armazenamento de energia. A spin-off quer instalar os seus equipamentos em edifícios residenciais mas, até ao momento, ainda só conseguiram atingir o público-alvo em territórios nórdicos. Procuram agora ajuda para conseguir o mesmo em Portugal.

Como também já tem sido habitual nestes momentos de reunião entre as empresas spin-off da U.Porto, o encontro do The Circle terminou com um momento de convívio e networking entre os participantes, enquadrado nas celebrações do 15ª aniversário da UPTEC.

Sobre o The Circle

Criado em 2016 pela U.Porto Inovação, o The Circle é uma rede que pretende reunir as empresas inovadoras do ecossistema da Universidade do Porto em encontros pontuais que lhes permitam não só conhecer-se como ajudar-se entre si.

Já são mais de 100 as empresas pertencentes ao The Circle, com atividade em diversas áreas como agrofood, biotecnologia, consultoria, design, saúde, etc. Dados recolhidos no final de 2022 demonstram que as empresas do The Circle já criaram, ao todo, mais de 1700 empregos e geraram mais de 96 milhões de euros de rendimento. Esta e outras informações podem ser consultadas na brochura anual do The Circle, disponível aqui.

A rede conta com o fundamental apoio dos parceiros Fundação Santander, Porto Business School, UPTEC e Câmara Municipal do Porto.

O encontro do The Circle contou com o apoio do projeto Atlantic Digital Startups Academy (ADSA), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) do programa Interreg Espaço Atlântico

E também do UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo, um projeto financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, União Europeia.