A DHL acaba de lançar dois desafios na área da inovação a todos os criadores e visionários, a nível mundial. Universidades, estudantes, empresas e pessoas com idade superior a 18 anos poderão participar no concurso, com a apresentação de novas ideias nas áreas da logística sustentável e da robótica, que devem ser submetidas através do site www.dhlinnovationchallenge.com, até ao dia 28 de setembro de 2016.
No “Desafio Justo e Responsável” os participantes devem apresentar ideias de soluções de logística sustentáveis para o mundo de amanhã. Procuram-se conceitos originais e soluções práticas que abordem e resolvam os novos desafios ambientais e sociais. O conceito dos projetos podem estar relacionados com o uso da logística para o desenvolvimento da economia circular ou com o uso de redes de transporte globais para abastecer o comércio justo e a produção. A ideia poderá envolver a criação de um novo produto, uma solução de serviço ou até um conceito de embalagem, desde que acrescente valor para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios.
O segundo repto é o “Desafio Robótica”, onde o objetivo é desenvolver um protótipo de um carrinho de entrega de autocondução, que possa - autonomamente - acompanhar a equipa na fase final das entregas. “Os nossos colegas têm um número cada vez maior de entregas para fazer. Uma vez que este é um trabalho feito manualmente nas ruas, gostaríamos que os conceitos apresentados facilitassem a vida dos nossos colaboradores”, firma Bill Meahl Chief Commercial Officer da DHL. Os protótipos submetidos deverão permitir a circulação entre zonas urbanas e rurais, a curta-velocidade, ao mesmo tempo que transportam as encomendas.
Após a submissão dos projetos, estes serão revistos num processo de pré-seleção com base na sua aplicabilidade, no seu potencial para resolver determinado problema e na sua viabilidade comercial. Depois da pré-seleção, um painel de especialistas em logística irá selecionar três finalistas de cada desafio, que, em seguida, terão a oportunidade de apresentar a sua ideia ou protótipo diante de 180 profissionais seniores no Dia da Inovação DHL, a 17 de novembro de 2016. Os vencedores de cada desafio serão eleitos através de um sistema de votação em direto. Aqueles que obtiverem o maior número de votos serão considerados os vencedores do DHL Innovation Challenge, tendo direito a um prémio monetário combinado no valor de 20 mil euros, e a oportunidade de exibirem as suas ideias nos centros de inovação da DHL em Troisdorf/Alemanha e em Singapura. Além disso, a DHL irá convidar os vencedores para discutir a possibilidade de concretização das ideias numa prova de conceito conjunta.
Mais informações sobre o desfio em: http://www.dhlinnovationchallenge.com