A Inovapotek foi a primeira empresa a receber a chancela U.Porto Spin-off, em 2010. Por isso, esta é a empresa da vez na rúbrica "À conversa com as empresas".
Falamos de uma empresa que desenvolve e testa produtos na área da dermatologia. "Trabalhamos quer para empresas start-up quer para marcas globais consolidadas e estamos aqui para garantir que os produtos dos nossos clientes chegam ao mercado com o selo de confiança e qualidade que os consumidores exigem", referem as empresárias.
O negócio da Inovapotek é, em suma, cuidar do negócio dos seus clientes. Impulsionam a inovação e entregam projetos de I&D personalizados, construindo parcerias baseadas na confiança, integridade e numa visão partilhada para o sucesso dos produtos dos clientes.
"Com a nossa experiência e conhecimento asseguramos que cada fórmula é segura e cumpre aquilo que promete", concluem. Vamos conhecê-las melhor?
1. Como é um típico dia de trabalho na Inovapotek?
Os dias de trabalho nunca são iguais! Há sempre muita dinâmica para responder às necessidades dos nossos clientes no ritmo certo que é, em regra, acelerado tal como o mercado o exige. Abordamos cada projeto com paixão e dedicação, trabalhando incansavelmente para garantir que superamos as suas expectativas.
Temos a equipa técnica envolvida nos estudos clínicos e, portanto, a receber os nossos voluntários e efetuarem os procedimentos necessários. No laboratório a equipa empenha-se diariamente no desenvolvimento e teste de produtos inovadores que atendam às exigências regulamentares e às necessidades dos consumidores. No desenvolvimento de negócio e marketing garantimos uma resposta rápida e rigorosa aos pedidos que vamos recebendo num canal de abertura contínua com os nossos clientes, enquanto o suporte administrativo e financeiro também é assegurado. Acima de tudo reina o espírito de entreajuda e positividade onde todos podem prosperar e contribuir para o sucesso comum.
2. O que fazem, enquanto equipa, quando se sentem menos criativos ou animados?
Promovemos uma cultura de confiança e empatia, garantindo uma comunicação aberta e honesta onde a procura e o fornecimento de feedback são encorajados. Promovemos brainstormings, workshops e atividades de team-building para estimular a criatividade e fortalecer o espírito de equipa. Festejamos as nossas conquistas e fazemos questão de as realçar em equipa!
3. Porquê o nome Inovapotek?
Queríamos que um nome internacional e que representasse a nossa atividade e daí surge a conjugação de inovação com “apotek”, que significa farmácia em vários idiomas.
4. Quem é a pessoa mais divertida da empresa?
As pessoas estão no centro de tudo o que fazemos. Promovemos uma cultura de trabalho em equipa, cooperação, empatia e comunicação aberta, reconhecendo que a nossa força coletiva reside na diversidade dos nossos talentos e perspetivas.
Temos os mais divertidos, os mais sensíveis, os mais dinâmicos, os mais assertivos, toda uma diversidade que nos complementa e nos torna melhores todos os dias.
5. Se pudessem escolher um só sonho a alcançar com a Inovapotek, qual seria?
Posicionar a empresa mundialmente na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento na área da dermatologia, moldando o futuro desses setores.
6. Quais os planos da Inovapotek para o futuro mais próximo?
Queremos continuar o caminho de melhoria contínua e integrar cada vez mais soluções de automação e inteligência artificial para processos cada vez mais eficientes. A médio prazo almejamos triplicar o volume de negócios, mantendo-nos na linha da frente e atendendo à crescente procura das indústrias que servimos.
7. O que aprenderam, até agora, com esta jornada empreendedora? E com as pessoas com quem trabalham?
A importância do trabalho em equipa, da transparência, da ética e da excelência científica para superar desafios e criar impacto nas indústrias cosmética e farmacêutica.
Os membros da nossa equipa são capacitados para libertar todo o seu potencial e são apoiados em cada etapa do caminho. Acreditamos firmemente na priorização de tarefas, na simplificação de processos e na execução com rigor e rapidez para garantir a máxima eficiência no prazo.
8. Quais os vossos sonhos pessoais?
Que o sucesso e a prosperidade do negócio se alicercem no amor cultivado diariamente nas relações entre toda a equipa, parceiros, fornecedores e clientes. Acreditamos que com pessoas felizes e ancoradas na paixão dos projetos a que se entregam diariamente o céu é o limite.
9. Como é, para vocês, ser membro da família de spin-offs da U.Porto, o The Circle?
Sentimos que fazemos parte de um ecossistema inovador, e por isso, sentimo-nos apoiados e inspirados a continuar a crescer como uma referência científica e tecnológica mantendo este contacto com as nossas origens.
É uma rede muito forte e ainda com um grande potencial de crescimento.