Estão abertas até ao dia 9 de fevereiro as inscrições para o Conception X, um programa de 9 meses que visa ajudar venture scientists/cientistas de risco (*), incluindo alunos de doutoramento, a transformar investigação inovadora em deeptech ventures. Projetado para se adequar aos seus compromissos como venture scientist, o programa ajuda no lançamento e aceleração de uma startup com base em investigação.
Toda a informação está disponível no site da iniciativa, aqui.
O Conception X tem uma abordagem dupla para apoiar venture scientist sprontos para lançar uma startup e também aqueles que desejam explorar a comercialização da sua investigação – para que cada caso possa avançar à velocidade que melhor lhe convier.
Desde o primeiro dia, o programa conecta os participantes com especialistas e investidores do setor, ajudando-os, por exemplo, a tornarem-se elegíveis para bolsas de inovação, concursos, prémios e/ou financiamento de capital de risco, além de ter acesso a mentoria e uma ampla gama de oportunidades de networking.
As startups da Coorte 7 com foco em IA, computação quântica, robótica, biotecnologia e outras tecnologias inovadoras terão a oportunidade de serem consideradas para receber 100.000 libras em financiamento através da parceria do programa com a XTX Ventures.
Até o momento, cerca de 360 equipas compostas por estudantes de doutoramento já aderiram ao Conception X, e as startups de seu portfólio levantaram £57 milhões de libras em capital e subsídios.
Um dos primeiros outcomes do programa, ou uma das primeiras saídas, foi da Rahko, uma empresa de medicamentos quânticos.
(*) Investigadores que façam ligação entre o laboratório e o mercado, criando produtos com impacto e escaláveis, capazes de transformar o mundo.