A Xpectraltek, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi uma das duas empresas portuguesas selecionadas para participar na terceira edição do InvestHorizon Accelerator, um programa de aceleração da Comissão Europeia. Durante quatro a seis meses, a spin-off da U.Porto vai ter acesso a um programa que facilita o financiamento Serie A para empresas deep tech.

A Xpectraltek cria soluções de visão artificial com base em imagem multiespectral, o que permite analisar de forma alargada no espetro: gamas de ultravioleta, radiação visível e gama dos infravermelhos.

Esta tecnologia não-invasiva e não-destrutiva já foi utilizada, por exemplo, na leitura de informação escondida em obras de arte,  durante requalificação da Igreja dos Clérigos, no Porto.

Hora de investir

O InvestHorizon Accelerator é um programa financiado pela Comissão Europeia, com a duração máxima de seis meses, que oferece um conjunto de serviços que aumentam a disponibilidade para o investimento das empresas.

“Estamos a ser preparados para sermos totalmente investor ready e, na fase seguinte, vamos ter tudo pronto para negociar com um conjunto de investidores pré-selecionados pela Comissão Europeia para investir em empresas na Europa”, projeta António Cardoso cofundador da Xpectraltek.

Os participantes do programa têm acesso uma rede de contactos extensa e apoio de outros CEOs, bootcamps e pitching academies com especialistas da indústria, assim como contacto próximo com muitos investidores em e-pitches e pitching forums. Além disso, há ainda webinars e cursos online disponíveis, não apenas para as empresas selecionadas, mas também para todos os que se candidataram ao programa.

Notícia escrita por Miguel Fonseca do serviço de Comunicação da UPTEC.