Estão abertas as candidaturas para o ClimateLaunchpad, o programa internacional que está à procura de ideias de negócio que estejam a combater as alterações climáticas.
Em Portugal, a maior competição cleantech do mundo é organizada pela UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, LIPOR e Fórum Oceano/Hub Azul. Os vencedores nacionais têm acesso a mais de 15 mil euros em prémios.
Podem concorrer ao programa todas as ideias de negócio que ajudem a combater as alterações climáticas – como agricultura, ar e meio ambiente, energia limpa, indústria limpa, armazenamento de energia, eficiência, transporte e água. Nesta edição do programa e na primeira fase, os projetos selecionados vão ter a oportunidade de participar num curso online desenvolvido pelo EIT Climate-KIC. Na segunda fase, serão escolhidas as equipas que vão estar presentes no bootcamp português. Estes projetos vão ter acesso a:
- bootcamp intensivo de 3 dias com formador certificado da EIT Climate-KIC
- sessões de acompanhamento com mentores experientes em sustentabilidade ambiental e economia circular – empreendedores e as entidades organizadoras
- rede internacional do ClimateLaunchpad
- competir na Final Nacional, apresentando o pitch da ideia de negócio a um painel de especialistas.
Os três vencedores da Final Nacional portuguesa vão ter acesso a incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses, a formação nas áreas de impacto, sustentabilidade e/ou marketing no valor de 1000 euros da 3xP Global, vales de formação de 1000 euros da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, a 16 horas de consultoria da Point Green Venture e S317 Consulting, bem como a 15 horas de apoio jurídico da Vieira de Almeida, entre outros prémios.
As candidaturas para ideias portuguesas estão abertas até ao dia 14 de maio e podem ser feitas aqui.