Carlos Lei Santos, cofundador da HypeLabs, integra a edição deste ano da lista dos 30 melhores talentos europeus com menos de 30 anos, elaborada pela revista Forbes. A seleção, feita anualmente pela prestigiada publicação norte-americana, destaca o antigo estudante da Universidade do Porto na categoria “Technology”.

Antigo estudante de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências (FCUP), Carlos Lei Santos é CEO e cofundador da HypeLabs, uma empresa spin-off da U.Porto atualmente incubada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e que deu os primeiros passos na Escola de Startups da UPTEC.

A HypeLabs desenvolve um software de comunicação em redes mesh, que permite a dispositivos comunicarem entre si mesmo sem Internet. Este software identifica no dispositivo que tipos de antenas ou canais de transporte existem — por exemplo, no telemóvel identifica uma antena Bluetooth ou WiFi — e escolhe em tempo real os melhores canais para ligar o dispositivo a todos os que estão nas proximidades.

Em 2019, a spin-off levantou um investimento no valor de 2,7 milhões de euros, liderado pelo innogy Innovation Hub. Este investimento está a ser usado para reforçar a equipa e “continuar a crescer internacionalmente, bem como focar num mercado-chave – o utilitário de energia. O nosso objetivo é conectar todos os dispositivos de forma simples, mesmo em situações previamente impossíveis, construindo redes que se auto configuram, ajustam, aperfeiçoam e protegem. É hora de trazer inteligência para a pilha de rede”, afirma Carlos Lei Santos.

U.Porto “repetente” na lista da Forbes

Spin-offs da U.Porto "repetentes" na lista da Forbes

Esta não é a primeira vez que membros de spin-offs da Universidade são distinguidos na lista “30 under 30”, elaborada pela Forbes. Em 2020, integraram este “ranking” Bruno Azevedo e Rodrigo Pires, alumni da FEUP e fundadores da Addvolt – spin-off U.Porto e graduada da UPTEC –, António Rocha, Gilberto Loureiro e Paulo Ribeiro, alumni da FCUP e fundadores da Smartex – spin-off U.Porto e incubada na UPTEC – e Joana Paiva e Luís Valente, cofundadores da ILof-Intelligent Lab on Fiber, uma spin-off nascida no INESC TEC e atualmente incubada na Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP).