De:
09/01/2020
Até:
21/02/2020

Born from Knowledge - Rise é um Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia para valorização dos resultados da Investigação & Desenvolvimento (I&D) e de tecnologias existentes no Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) com potencial de comercialização. O programa contará com três edições (Norte, Centro e Alentejo), com o objetivo de acelerar, em cada região, 8 projetos de equipas de investigação com projetos em fase TRL 2 a 5.

Esta iniciativa, pensada pela Agência Nacional de Inovação, pretende apoiar ideias ainda numa fase preliminar mas que já demonstrem potencial para dar origem a start-ups. Serão realizados três bootcamps presenciais, com a duração de um dia cada, e as equipas selecionadas serão acompanhadas online de forma intensiva, ao longo de 3 meses, por uma rede de mentores em diversas áreas. Haverá ainda um dia de Pitch Training, terminando com a apresentação dos projetos num Demo Day com a participação de Academia, Investidores, Founders de Startups, Empresários, para potenciar o networking e oportunidades futuras.

O objetivo? Facilitar a transferência deste conhecimento/tecnologia para o mercado e transformar projetos em produtos/serviços/tecnikiguas comercializáveis, seguindo as melhores práticas internacionais.

Para os interessados, a ANI recomenda a participação num dos três momentos já confirmados do roadshow BfK Rise. Aqui, os convidados irão partilhar as suas experiências relativamente a transferência de tecnologia e salientar os benefícios de participar numa iniciativa de aceleração.

As Instituições de Ensino Superior já confirmadas são:

• Guimarães - Universidade do Minho, dia 14 de janeiro, pelas 10h00 (registo aqui),
  • Coimbra - Instituto Pedro Nunes, no dia 15 de janeiro, pelas 10h00 (registo aqui),
  • Aveiro - Universidade de Aveiro, no dia 15 janeiro, pelas 14h00 (registo aqui).

Katiuska Cruz, coordenadora do programa, revela que o objetivo agora é "capacitar 24 ideias, preferencialmente oito no norte, oito no centro e oito no Alentejo". A organização pretende transformar ideias e projetos em negócios com impacto que acabam por se traduzir em inovação”, revelam.

Mais informações e candidaturas na página oficial. Os interessados nas edições de Évora e Coimbra podem concorrer até ao dia 21 de fevereiro.