Candidaturas para a 3.a edição do BluAct estão abertas até 5 de novembro e procuram incentivar o crescimento de startups de economia azul
A Câmara Municipal de Matosinhos promove, em parceria com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, a 3.a edição do BluAct, um programa de apoio ao crescimento da economia azul que procura startups com ideias de negócio inovadoras, em particular que apresentem soluções com impacto na sustentabilidade do setor da água e da indústria conserveira.
Ao participar nesta edição do BluAct, as startups selecionadas usufruirão de um programa de mentoria para apoio ao desenvolvimento do modelo de negócio e preparação para a apresentação dos projetos empresariais no evento final.
Podem concorrer ao programa todas as ideias e/ou projetos de negócio relacionados com a pesca, transformação, conservação e comercialização do pescado; aquacultura, bio recursos e biotecnologia azul; portos, transportes e logística; indústrias navais e energias marinhas; náutica e turismo náutico, desde que produzam efeito na economia do mar.
Para o primeiro classificado, está prevista a atribuição de prémio pela empresa Indaqua-Matosinhos no valor pecuniário máximo de 5.000 euros, e para o projeto que demonstrar maior impacto na indústria conserveira, promovendo a economia circular e a sustentabilidade, está prevista a atribuição de prémio pela empresa Conservas Portugal Norte no valor pecuniário de 2.500 euros. Os vencedores poderão beneficiar, ainda, de um ano de incubação na UPTEC Mar e da participação no programa de aceleração de empresas promovido pela UPTEC.
Esta iniciativa pretende promover a criação de emprego qualificado, fomentando a economia azul do concelho de Matosinhos. As candidaturas deverão ser submetidas até 5 de novembro de 2023, através do preenchimento deste formulário.